
Hedda Gabler, dança e uma separação trans: 3 peças para ver esta semana
Aos palcos nacionais chegam, nos próximos dias, criações da companhia Lisbon Players, de Né Barros e de Gaya de Medeiros e Ary Zara.
Aos palcos nacionais chegam, nos próximos dias, criações da companhia Lisbon Players, de Né Barros e de Gaya de Medeiros e Ary Zara.
Em destaque, concertos gratuitos em Belém (Lisboa) e Ílhavo, teatro em Guimarães, conversas sobre livros, dança com Peggy Gou em Braga e a gastronomia da Madeira e do Alentejo.
A nova peça de Ary Zara e Gaya de Medeiros, sobre a parentalidade e a separação em casais trans, procura "ressignificar uma ideia de divórcio".
São cada vez mais as peças a ficar sem bilhetes semanas ou meses antes da estreia. Antecipe-se à surpresa desagradável
Ficções sobre a realidade, histórias familiares, comédias, os grandes autores revisitados, mulheres africanas e humor sobre o racismo: 2025 traz tudo isto aos palcos.
"Reparations, Baby!", nova criação de Marco Mendonça e "Corre, bebé!, da Gaya de Medeiros e Ary Zara, são dois dos destaques da programação de 2025.
De esta 2.ª feira, dia 21, até quarta, 23, ver filmes como "Joker: Loucura a Dois", "Robot Selvagem" e "Grand Tour" fica mais barato.
Filme candidato por Portugal conhecido a 11 de setembro.
Com elementos de cinema e performance, "Corre, bebé!" aborda "as problemáticas" de "uma mulher trans e um homem trans gerarem um bebé". A Bolsa inclui um prémio monetário e apresentações em teatros.
Na próxima 3.ª feira, 23, o português Ary Zara vai saber se a sua curta-metragem consegue a nomeação para os Óscares. Para já, desafiou um preconceito: "Parece que não existe outra opção para uma mulher trans que não seja ser trabalhadora do sexo", aponta o realizador.