
PS propõe soluções para habitação em carta enviada a Montenegro
José Luís Carneiro defende que o País deve investir na criação de um novo cluster industrial da construção, setor severamente afetado pela crise de há 15 anos.
José Luís Carneiro defende que o País deve investir na criação de um novo cluster industrial da construção, setor severamente afetado pela crise de há 15 anos.
Especialista aponta qualidades no novo plano do Governo e sublinha a necessidade de as medidas serem aplicadas com urgência - principalmente aos que já estão no País.
O Orçamento de Estado para 2023 foi entregue na Assembleia da República na segunda-feira e a sua votação final vai ser feita dia 25 de novembro.
Marcelo Rebelo de Sousa toma posse, esta terça-feira. E devia manter as escolas fechadas (“um ano não conta”, assegura-lhe a mãe de António Costa), dar Ferraris, instalar-se uns valentes meses no interior, estimular o microcrédito, mudar a capital para Santarém e arrendar o palácio para turismo. Pedimos à sociedade civil que desse ideias para levar e usar em Belém.
O PCP e o BE, que tinham votado a favor, mudaram o sentido de voto para abstenção no final da maratona do terceiro dia de votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).
Jerónimo de Sousa admitiu que tem havido propostas positivas em diversas áreas, mas considerou que têm sido insuficientes face aos muitos problemas que se colocam aos jovens portugueses.
Preço das rendas máximas admitidas no Porta 65 está desfasado dos valores de mercado, chegando a haver casos de valores 86% abaixo do valor médio que está a ser praticado.
A secretária de Estado da Habitação adianta que o OE2019 não contabiliza "um número muito significativo" de instrumentos de política com "potencial de investimento enormíssimo".
Há várias conclusões que se podem tirar deste Orçamento do Estado para 2019. A mais relevante será a de que é um Orçamento que esquece as novas gerações.
"Está na constituição que o Estado adoptará uma política com um sistema de renda compatível com o rendimento familiar, mas não é isto que está a acontecer", afirmou a deputada Helena Roseta.
Uma proposta do PS de alteração ao Orçamento do Estado para 2018 prevê reforçar em mais um milhão de euros as verbas destinadas ao programa Porta 65 para o arrendamento jovem. O objectivo é ter cobertura para o alargamento deste apoio a pessoas até aos 35 anos, previsto a partir de Janeiro.
Ana Pinho recusa que o investimento do Governo na Habitação seja reduzido e lembra que além das verbas inscritas no Orçamento do Estado há outros instrumentos de financiamento que garantem uma alavancagem muito superior.
O programa de incentivo ao arrendamento Porta 65, que passará a ser concedido até um período máximo de cinco anos para pessoas até 35 anos, vai ter um aumento de dotação no próximo ano e em 2019 para responder ao aumento dos interessados.
Poderá estender-se até aos 37 anos quando se trate de um casal e um dos elementos tenha a idade regulamentar
A câmara de Lisboa vai criar a primeira bolsa de arrendamento exclusivamente para jovens. Um projecto piloto que arrancará na Ajuda e que deverá depois ser alargado a outras zonas da cidade, escreve o jornal Público.
O Governo garante que o programa de arrendamento jovem vai continuar.