
No cancro, o dinheiro é mais um problema
A doença não tem só uma carga emocional, representa uma grande perda de rendimento para as famílias. Há quem se endivide e peça ajuda – até para comer.
A doença não tem só uma carga emocional, representa uma grande perda de rendimento para as famílias. Há quem se endivide e peça ajuda – até para comer.
"Uma alteração dos hábitos intestinais, uma perda de sangue, uma anemia, uma dor abdominal, são sintomas que devem criar alertas, frisa médico.
A newsletter de quarta-feira.
A iniciativa da Europacolon Portugal é mantida por voluntários e irá funcionar até ao fim de 2024.
A evolução do conhecimento das doenças oncológicas permite à comunidade um tratamento cada vez mais multidisciplinar.
Esta manhã estavam internados no CHUC 110 doentes com covid-19, 18 dos quais em Cuidados Intensivos.
Inquérito aponta que número de cuidadores informais em Portugal é mais elevado do que os 8% a 10% que se estimava, consequência da pandemia.
O reforço é de cerca de 40 camas, repartidas por quatro unidades de cuidados intensivos e que serão acionadas na segunda fase da pandemia, em função das necessidades.
A sessão de esclarecimentos decorrerá num vídeo em direto no Facebook em que serão respondidas a várias questões de pacientes com cancro.
O rastreio baseia-se numa pesquisa de sangue oculto e as pessoas cujo exame der positivo devem fazer uma colonoscopia.
Em média, pacientes aguardam cinco meses para realizar exame.
Angariação decorre em todo o país.
Conclusões de um estudo sobre o estado da saúde mental.
Doença oncológica é causa de 3000 mortes por ano em Portugal.
Nenhum médico oncologista ou de clínica geral respondeu ao apelo da União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) para apoiar, de forma voluntária, os doentes nas valências gratuitas do Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico e na Linha Contra o Cancro, a primeira a funcionar em Portugal.