
ModaLisboa: 64.ª edição entre esta quinta-feira e domingo
Hoje no MUDE -- Museu do Design, depois no Centro de Arte Moderna (CAM) da Gulbenkian e no Pátio da Galé, está em marcha a ModaLisboa.
Hoje no MUDE -- Museu do Design, depois no Centro de Arte Moderna (CAM) da Gulbenkian e no Pátio da Galé, está em marcha a ModaLisboa.
A China continua a ser o principal consumidor de calçado, embora a sua participação no total mundial tenha diminuído e se situe agora em 17,1%.
Empresas em que Pedro Nuno Santos é sócio com o pai receberam 2,8 milhões de euros de apoios europeus. E estão a ser contempladas com verbas do PRR.
"Hoje, face à crise que temos, penso que seria extremamente benéfico termos essa redução transversal e, a partir daí, ver qual é o impacto que pode ter no futuro", afirmou o governante em declarações aos jornalistas à margem de uma visita às empresas portuguesas que, de hoje a terça-feira, participam na feira de calçado MICAM, em Milão, Itália.
No acumulado até novembro, Portugal exportou 64 milhões de pares de calçado, no valor de 1.551 milhões de euros, o que significa um acréscimo de 10,7% face ao ano anterior.
"Só este ano -- destaca a APICCAPS - serão investidos pelo setor três milhões de euros na aposta nas marcas próprias".
Até aqui voltada para o estrangeiro, onde gera mais de 95% das suas vendas, a indústria de calçado lança agora uma campanha no mercado nacional.
Os designers nacionais mais relevantes desfilam desta vez num edifício nunca antes aberto ao público em geral: as Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército.
O secretário de Estado da Economia vai dedicar os próximos dois dias à indústria portuguesa de calçado, tendo programado a visita, esta quinta-feira, a uma empresa de Guimarães e outra de Gaia, e a duas de Felgueiras no dia seguinte.
A produção de calçado 'vegan' é uma das novas tendências em que algumas marcas portuguesas de calçado começaram a apostar
Ministro Siza Vieira apontou o investimento de 16 milhões de euros programado para este ano pela APICCAPS.
Onofre salienta que também os principais concorrentes de Portugal - Itália e Espanha - estão "a ressentir-se" deste cenário internacional:
Luís Onofre assumirá, a presidência da CEC em maio. Diz que pretende aproveitar "para ajudar a indústria portuguesa a ser cada vez mais reconhecida a nível internacional" e para avaliar com mais profundidade "algumas situações que se passam a nível da Europa".
Cerca de 90 empresas portuguesas participam até quarta-feira na maior feira internacional.
Só este ano, adianta a APICCAPS, serão investidos dois milhões de euros no âmbito desta aposta nas marcas próprias.
Dezenas de agentes da diplomacia económica estão reunidos com empresários que têm interesses nos mercados internacionais em que estão colocados. Conheça as associações que também estiveram nos encontros de início do ano.