
Bancos controlados por capital estrangeiro são 60% do sistema bancário português
Entre essas instituições, destacam-se BCP, Santander Totta, Novo Banco, BPI mas também Bankinter ou Abanca.
Entre essas instituições, destacam-se BCP, Santander Totta, Novo Banco, BPI mas também Bankinter ou Abanca.
Se as propostas para reduzir ou limitar as comissões que os bancos cobram pelo reembolso antecipado de créditos forem aprovadas, os contratos a taxa fixa ou mista podem acabar, diz a Associação Portuguesa de Bancos (APB), num parecer enviado ao Parlamento sobre as propostas de alteração ao Orçamento do Estado.
"Estimo que cerca de dois terços das famílias em Portugal têm habitação da qual são proprietárias devido ao crédito bancário", lembra o presidente da Associação Portuguesa de Bancos.
Até ao momento, apenas bancos e clientes aderentes do MbWay podem fazer transferências bancárias, através do contacto telefónico. No entanto, a partir do próximo ano, todos os bancos que operam em Portugal vão ter de disponibilizar esta funcionalidade.
A simulação de aumento de juros passará dos 3% para 1,5%.
Fonte oficial da Associação Portuguesa de Bancos (APB), revela ao Negócios que os bancos não tiveram "conhecimento prévio, quer da decisão sobre os certificados de aforro, quer do pretendido envolvimento dos bancos na sua venda".
Em causa estão mais de 50 mil pensionistas. Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, afirmou que a medida custará ao Estado cerca de 40 milhões de euros.
Os especialistas dividem-se: há quem considere que nova proposta seja proveitosa a curto prazo e quem diz que não vai ter grandes repercussões.
Governo prepara um pacote de medidas para atenuar o impacto da subida dos juros nas famílias com crédito à habitação.
As medidas cuja aplicação chega agora ao fim foram adotadas após a chegada da pandemia a Portugal, em março de 2020, e foram alvo de várias atualizações e prorrogações durante o último ano, com o objetivo de proteger as famílias e arrendatários habitacionais e comerciais.
Em abril havia 15.141 milhões de euros de crédito de particulares com moratórias, dos quais 13.309 milhões de euros eram crédito à habitação.
Os dados foram divulgados esta quinta-feira pela Associação Portuguesa de Bancos.
O valor médio dos empréstimos destas 86 mil famílias ronda os 38 mil euros – inferior aos 65 mil euros médios dos créditos à habitação que estão nas moratórias públicas.
Deco considera que "permitir novas adesões e por mais tempo poderá ser uma medida positiva", enquanto associações consideram que as moratórias têm sido o "balão de oxigénio" de famílias e empresas.
Banco de Portugal avançou que 55% do valor de empréstimos concedidos estavam abrangidos por moratórias em setembro. Utilização de moratórias foi menor em setores menos afetados pela pandemia.
CGD já anunciou saída de 250 funcionários e mais saídas poderão ser previstas no plano 2021-2024. BCP vai adiar redução de trabalhadores para o próximo ano. Montepio está a preparar a saída de 800 trabalhadores.