
BES. Ricardo Salgado "dominava o grupo"
No depoimento gravado em vídeo em 2015, António Ricciardi, que morreu em 2022, afirmou que o líder do grupo era o único que "sabia de tudo".
No depoimento gravado em vídeo em 2015, António Ricciardi, que morreu em 2022, afirmou que o líder do grupo era o único que "sabia de tudo".
Ministério Público investiga esquema da Tranquilidade e Europ Assistance para pagar um milhão de euros/ano a Ricardo Salgado, António Ricciardi, Manuel Fernando Espírito Santo, Mosqueira do Amaral e José Manuel Espírito Santo.
O contabilista atribuiu as culpas a Ricardo Salgado porque a família Espírito Santo não cedeu à chantagem financeira que Francisco Machado da Cruz tentou fazer, acusa o antigo líder do BES. Na sua defesa, Salgado diz que a acusação do Banco de Portugal resulta da "fé em actos de chantagem e da falta de imparcialidade".
Ricardo Salgado continua a ser ouvido esta sexta-feira pelo Supervisor dos Mercados Financeiros suíço (FINMA) na sede da CMVM, depois de ontem já ter estado a prestar declarações.
António Ricciardi admitiu na reunião do GES de 28 de Julho de 2014 que já não tinha remuneração
"Eu não intervim nesse negócio, de maneira nenhuma", garantiu Manuel Fernando Espírito Santo que, contudo, recebeu um pagamento no negócio. "A retribuição era o pagamento pelos resultados obtidos".
Comandante António Ricciardi apoia José Maria Ricciardi no processo de sucessão do BES. Diz não ter apoiado o seu filho no conselho superior do banco "para evitar a ruptura institucional imediata".