
PKK declara cessar-fogo com a Turquia depois de 40 anos de conflito
Erdogan considerou o anúncio como uma "oportunidade histórica", mas garantiu que vai "manter uma vigilância atenta" para garantir que as negociações sejam "bem-sucedidas".
Erdogan considerou o anúncio como uma "oportunidade histórica", mas garantiu que vai "manter uma vigilância atenta" para garantir que as negociações sejam "bem-sucedidas".
Os genéricos permitiram alocar à saúde um financiamento superior a 670,5 milhões de euros, quase mais 90 milhões do que em 2023, o número mais alto em 14 anos.
As farmácias vão funcionar em complementaridade com os centros de saúde, administrando as vacinas a utentes entre os 60 e os 84 anos e aos seus profissionais de saúde.
Infarmed demorou dois dias a autorizar pedido das gémeas luso-brasileiras. "Autorizámos dois em julho de 2019, autorizámos três em setembro de 2019 e demos três [autorizações] em março de 2020. Estes prazos estão dentro dos nossos prazos habituais", referiu.
As farmácias foram informadas esta semana de que, desde o início da campanha até dia 10 de outubro, está prevista a chegada de 175 mil doses de vacinas da gripe e de 205 mil doses de covid-19, o que obrigou já a reagendar utentes.
Em janeiro estava temporariamente proibida a exportação de cerca de 110 medicamentos, a lista agora atualizada integra 138 apresentações de fármacos de várias categorias e substâncias ativas, como a amilase, amoxicilina, paracetamol e ibuprofeno.
Ângela Morgado, diretora da ANF/WWF, apela a que Portugal seja consistente quanto aos objetivos a que aderiu.
"Nas situações de maior vulnerabilidade das pessoas que vivem com doença, ou na prestação de serviços de saúde nas farmácias realizados em gabinete de atendimento personalizado, a ANF recomenda a manutenção do uso de máscara ou viseira", diz Ema Paulino.
Ao contrário do anterior regime, a nova portaria do Governo publicada na segunda-feira determina que os testes antigénio continuam a ser gratuitos até final de junho, desde que prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde.
Ainda estão a decorrer acertos técnicos, explica a Associação Nacional de Farmácias. Mantém-se exigência de prescrição.
Serviço de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional tem sido agora procurado maioritariamente por pessoas que apresentam sintomas de covid-19.
Esta é a previsão do Ministério da Segurança Social que gastou até ao momento, segundo contas da SÁBADO, 6 milhões de euros nas operações nestas estruturas de apoio a idosos e nas creches.
Informação foi confirmada pela presidente da Associação Nacional de Farmácias. "Já temos esta indicação para janeiro", altura em que a portaria do Ministério da Saúde voltará a prever quatro testes rápidos de antigénio (TRAg) por mês gratuitos por pessoa, referiu Ema Paulino.
Nenhum distrito do país tem todos os seus concelhos com pelo menos uma farmácia com testes rápidos gratuitos. Até agora, 673 farmácias e 181 laboratórios aderiram ao regime.
"Existe capacidade de reposição, que está a decorrer à medida que estão a chegar as encomendas de autotestes ao nosso país", afirma a APED. Autotestes esgotaram em várias farmácias e supermercados.
Até à última quarta-feira, foram vendidos mais de 700 mil autotestes e feitos mais de 360 mil testes rápidos por farmacêuticos nas farmácias.