
Centeno assume pelouros de Carlos Costa no Banco de Portugal
O ex-ministro das Finanças fica responsável pelo secretariado-geral, pelas relações internacionais, pela auditoria, pela comunicação e museu e ainda pelos estudos económicos.
O ex-ministro das Finanças fica responsável pelo secretariado-geral, pelas relações internacionais, pela auditoria, pela comunicação e museu e ainda pelos estudos económicos.
Ana Paula Serra vai substituir Elisa Ferreira na supervisão dos bancos. A decisão foi anunciada esta quinta-feira, numa deliberação publicada em Diário da República.
Governo nomeou os três novos membros do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal, que será presidido por Nuno Fernandes.
Mourinho Félix reviu em alta a remuneração dos auditores do Banco de Portugal. Finanças dizem que objectivo foi equiparar aos valores pagos às comissões de fiscalização de outros supervisores.
O ministro das Finanças disse que nas próximas semanas haverá novidades, depois de em Março ter anunciado reformas nesta área
Novos responsáveis do banco central receberam 'luz verde' por parte da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.
Novos vice-presidentes receberam 'luz verde' do Governo.
Ana Paula Serra, na audição parlamentar que antecede a sua nomeação para administradora do Banco de Portugal, defende que há muito a reflectir nas regras bancárias europeias. E sugere que Portugal poderia esperar pela Europa na sua reforma da supervisão.
Vários meses após o início do processo de renovação da administração do Banco de Portugal, os novos gestores vão ao Parlamento. Só faltam os relatórios para as nomeações.
Os novos vice-governadores e administradores do Banco de Portugal vão ser ouvidos no Parlamento na próxima terça-feira, 27 de Junho. Só depois o Governo poderá "promover" Elisa Ferreira e Máximo dos Santos e nomear Laginha de Sousa e Ana Paula Serra.
Pedro Duarte Neves, que foi durante anos responsável pela supervisão da solidez da banca portuguesa, vai presidir ao comité da Autoridade Bancária Europeia para a protecção dos consumidores e inovação financeira.
A proposta para a entrada de novos elementos no conselho do Banco de Portugal continua a aguardar uma audição parlamentar, essencial para a nomeação por parte do Executivo.
A proposta feita pelo BdP prevê a subida de Elisa Ferreira e Máximo dos Santos a vice-governadores. Ana Paula Serra e Laginha de Sousa são os novos administradores . Caem Rui Carvalho e Cadete de Matos. O Governo aceitou.