Sábado – Pense por si

A saga da família Roquette: fundadores do Sporting e BES com histórias incríveis
Ana Taborda

A incrível saga da família Roquette

Vieram de França a saber cultivar rúcula, compraram grandes herdades, participaram em caçadas com reis e infantes, fizeram-se barões em Salvaterra. Os seus descendentes foram campeões de ténis e de golfe, fizeram o Sporting e o BES, lançaram o turismo no Algarve – mas também cantaram ópera no Scala de Milão.

Clara Pinto Correia
Diogo Barreto

Clara Pinto Correia (1960-2025) | Glória de Matos (1936-2025)

Tão intelectual quanto pop-star, foi um dos eixos da revolução cultural portuguesa do pós-25 de Abril. Cientista e escritora, foi-se afastando gradualmente da vida pública, mas a marca não desapareceu. Morreu em Estremoz, aos 65 anos

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.

Da esquerda para a direita, Rui Costa, David Fonseca, Sofia Lisboa e Tozé Pedrosa, os membros dos Silence 4
Pedro Henrique Miranda

Silence 4: de adeus em adeus, o mito sobrevive

Um disco de raridades, um pop-up em Lisboa e os últimos concertos (na MEO Arena, em Lisboa) mesmo à porta. Falámos com o quarteto sobre o fim da digressão de regresso.

2
Anita Guerreiro, figura notável do fado português, sorri num retrato.
Correio da Manhã

Morreu a fadista e atriz Anita Guerreiro

Foi a primeira interprete do "Cheira bem, cheira a Lisboa”, que mais tarde viria a ser interpretado por Amália Rodrigues. Tinha 89 anos.

Luanda, 1975:  a cidade fervilha com a independência iminente de Angola. E o dia decisivo seria tenso
António Luís Marinho

Angola 1975: crónica do nascimento de uma nação

A guerrilha urbana, a espera ansiosa, o cerco a Luanda, as filas para a comida e para fugir, e a decisão de não sair. Há 50 anos nasceu a República Popular de Angola. 30 mil portugueses ficaram.

Márcia vai apresentar ao vivo as canções do seu sexto álbum, revelado este ano
Gonçalo Correia

"Ana Márcia" e uma vida em 13 canções

No novo disco da cantora e compositora portuguesa está a sua história - passado e futuro, revistos e projetados. Um álbum que a expõe, para ouvir dia 19 no CCB.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente