Três estreias de teatro para ver esta semana
Entre Sintra e Porto, será possível ver uma revisitação teatral e musical dos últimos concertos de José Afonso nos Coliseus, uma nova leitura de Brecht e “teatro documental” sobre a identidade de género.
Entre Sintra e Porto, será possível ver uma revisitação teatral e musical dos últimos concertos de José Afonso nos Coliseus, uma nova leitura de Brecht e “teatro documental” sobre a identidade de género.
Concertos de Laurie Anderson, uma revisitação músico-teatral de um concerto de José Afonso no Coliseu e a nova criação de Marlene Monteiro Freitas (que estreia em Avignon) estão entre as 33 propostas.
O projeto artístico da cantora e compositora Catarina Miranda junta-se a um lote de vencedores que inclui nomes como Fausto Bordalo Dias, Sérgio Godinho, Amélia Muge, Capicua e A Garota Não.
A Associação questiona, sobre o processo de classificação da obra do músico ter caducado: "Caduca por desinteresse por parte do ministério?"
Em "Inquieta", Gisela João canta José Afonso, Abril e "a liberdade, essa pedra preciosa". Não é um detalhe, garante, ser uma mulher a cantar esse anseio de liberdade neste 2025.
O procedimento aberto em 2020 contou com apoio técnico do Arquivo Nacional do Som. "Foram desenvolvidos todos os esforços" mas "havia informação que era necessário recolher e não foi possível".
No parlamento, Rui Rocha citou a música "Vejam bem", de José Afonso, para salientar que, há 50 anos, se descobriu que "não há só gaivotas em terra quando mulheres e homens se põem a pensar".
Joana Alegre, filha de Manuel Alegre, e João Afonso, sobrinho de José Afonso, vão cantar em palco canções compostas por Rogério Charraz e José Eduardo Fialho Gouveia em homenagem a heróis esquecidos.
A fadista desde a década de 1990 encontrava-se afastada dos palcos, tendo gravado o último álbum, "Canções Gratas", em 1994, que incluiu alguns inéditos, além de temas do seu repertório e dos repertórios de José Afonso, como "Vejam Bem", e da brasileira Dolores Duran, "A Noite do Meu Bem".
A proposta, oficializada quarta-feira na Casa do Alentejo, em Lisboa, inclui as bobinas do tema de José Afonso como senha do 25 de abril e do concerto de 29 de Março de 1974.
"Não estamos só a editar para os fãs, estamos a editar para quem ainda não conhece", assumiu esta terça-feira a Lusitanian Music.
A família de José Afonso revelou que, "neste 25 de Abril, o lançamento digital do 'single' 'Coro da Primavera' marca o regresso às edições discográficas da obra de José Afonso".
Com o país ainda em estado de emergência, a canção de José Afonso foi entoada a partir das janelas de milhares de portugueses de norte a sul.
O EP inclui ainda as canções "Coro dos Caídos", "Maria" e "Canção do Mar", todas com letra e música de José Afonso e ainda "Oh Vila de Olhão".
O secretário-geral do PCP pediu hoje que, "num tempo de ruas e avenidas quase vazias", os portugueses cantem a canção de José Afonso que serviu de senha à revolução.
Ministra da Cultura diz que para obra de José Afonso ser classificada é necessário aceder a gravações. Cantautor nasceu faz esta-feira 90 anos, em Aveiro,