Sábado – Pense por si

Lusa

Quatro milhões de pessoas podem morrer de sida devido aos cortes dos EUA até 2030

De acordo com o documento da ONUSIDA, a onda de cortes de fundos desestabilizou as cadeias de abastecimento, provocou o encerramento de centros de saúde, deixou milhares de clínicas sem pessoal, atrasou programas de prevenção, interrompeu a deteção precoce do VIH e obrigou várias organizações comunitárias a reduzir ou cessar as suas atividades.

Luís Francisco

E se a Califórnia fosse independente?

O sentimento é latente na identidade histórica do Estado, mas as convulsões provocadas pelo regresso de Trump à Presidência reavivaram a questão. O Calexit será votado nas eleições de 2028.

Uma tragédia para a Democracia

Os EUA baixaram de 76% para 45% nas visões positivas que o resto do mundo tem sobre o país de Trump. Mais de quatro quintos dos países têm opinião negativa sobre os Estados Unidos de hoje (Índice de Perceção da Democracia). A “estratégia do caos” está a causar danos ainda mais rápidos do que muitos previram.

Raquel Lito

Luís Montez: tempos difíceis para o pai dos festivais

Ao fim de 28 anos, o Festival Sudoeste está ausente do calendário de Verão: o recinto da Costa Vicentina é agora um deserto. Na edição anterior, teve um prejuízo avultado e o dono da promotora do evento, Música no Coração, precisa de um grande patrocinador para retomá-lo em 2026. Será que vai conseguir? Veja os vídeos.

Os 5%, sim mas quando?

A Cimeira de Haia aproxima-se e a realidade começa a chocar-nos de frente. O problema é que, de Washington, continua a haver uma dissonância entre o que Trump diz (quer a paz e estará furioso com Putin) e o que a Administração realmente faz (corta as vazas de Kiev para a NATO). Valha-nos Merz e a nova assertividade alemã.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)