
Os bons ares da serra da Estrela
Quando o pior do inverno ficou para trás, mas antes que a neve derreta: é esta a altura certa para visitar a serra mais alta de Portugal e descobrir o maravilhoso universo do burel.
Quando o pior do inverno ficou para trás, mas antes que a neve derreta: é esta a altura certa para visitar a serra mais alta de Portugal e descobrir o maravilhoso universo do burel.
O estado do tempo nos próximos dias será condicionado por uma massa de ar quente associada a uma corrente de sul.
O executivo dividiu os 278 municípios do continente em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão do novo coronavírus: "extremamente elevado", "muito elevado", "elevado" e "moderado".
Esta sexta-feira as acções das sociedades desportivas do Sporting e do Porto poderão estar a reagir às respectivas notícias de ontem à noite. Lá fora, os investidores vão continuar atentos às tensões entre os EUA e a Coreia do Norte.
O Goldman deixou de ter participação qualificada nos CTT. Era o quinto maior accionista da empresa de correios.
As bolas europeias negoceiam em alta ligeira com o PSI-20 a contrariar a tendência de ganhos. Os juros de Portugal e Itália estão em máximos de dois meses. Euro e ouro estão a recuperar de mínimos de Dezembro. Crude desvaloriza com aumento de reservas e alternativa para comercialização da UE com o Irão.
A bolsa nacional está a desvalorizar pela primeira vez em nove sessões, com os CTT em ex-dividendo. Os títulos já atingiram um novo mínimo enquanto a Altri alcançou um novo máximo.
Esta quarta-feira a Semapa e a Sonaecom reportam as contas do primeiro trimestre e as acções dos CTT e da Toyota Caetano entram em ex-dividendo. O ICGP emite dívida, o INE divulga os dados da inflação de Abril, Mario Draghi fala em Frankfurt e os líderes da UE marcaram um jantar na Bulgária para falarem sobre relações comerciais.
Esta quinta-feira o INE divulga as taxas implícitas no crédito à habitação, em Março. Ainda por cá, será que os CTT vão manter a subida? Lá fora, destaque para o encontro Merkel-Macron em Berlim, onde as tensões comerciais estarão na ordem do dia. Também a reunião da OPEP estará no radar dos investidores, bem como o pedido de apoio de Angola ao FMI.
O banco britânico decidiu cortar o preço-alvo de 3,80 para 3,00 euros, o que traduz um potencial de queda para os títulos da empresa de correios.
A gestora de activos americana reforçou a posição no capital social dos correios nacionais, tendo passado a deter uma participação qualificada de 2,01% nos CTT.
Após cinco sessões a fechar em terreno negativo, o PSI-20 está a subir quase 1% impulsionado pela EDP.
A subida das acções do BCP, EDP e CTT estão a travar o ciclo de perdas na bolsa de Lisboa.
O presidente executivo dos CTT foi claro na mensagem para os accionistas: até agora havia um compromisso na política de dividendos. Mas isso vai mudar, o que levará a um corte na política de distribuição de lucros.
Tal como tinha sido anunciado em Outubro, o dividendo foi cortado para 38 cêntimos, mas esta remuneração corresponde a um "payout" acima de 200%. A empresa assume que os dividendos no futuro vão ser ajustados ao Plano de Transformação Operacional.
Em 21 de Dezembro o Goldman Sachs superou a fasquia dos 2% do capital dos CTT passando a deter uma participação qualificada na cotada. No dia seguinte, alienou acções e deixou de ter a referida participação qualificada baixando do limiar dos 2%.