Secções
Entrar

Voos diretos entre a ilha Terceira e Toronto alargados ao inverno

23 de maio de 2019 às 14:54

No total, serão realizadas entre dezembro de 2019 e outubro de 2020 mais 30 rotações do que em igual período no ano anterior, o que corresponde a mais 11.160 lugares e a um aumento de 176%.

Os voos diretos entre a ilha Terceira eToronto(Canadá), operados pela companhia aérea açoriana Azores Airlines, do grupo SATA, vão estender-se ao inverno, em 2019 e 2020, anunciou esta quinta-feira oGoverno Regional dos Açores.

"A partir do próximo dia 05 de dezembro será iniciada uma operação aérea de ligação entre Toronto e a Terceira. Esta operação é levada à prática pelaAzores Airlinese decorrerá até ao dia 22 de outubro de 2020", adiantou a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, em Angra do Heroísmo, numa conferência conjunta com a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro.

No total, serão realizadas entre dezembro de 2019 e outubro de 2020 mais 30 rotações do que em igual período no ano anterior, o que corresponde a mais 11.160 lugares e a um aumento de 176%.

"Serão oferecidas 47 rotações, correspondendo a 94 voos entre Toronto e a Terceira, 17 dos quais no inverno e 30 no verão", avançou Ana Cunha, acrescentando que no total serão disponibilizados 17.484 lugares.

O executivo açoriano vai ainda lançar um concurso público para a realização de ações de 'marketing' e de promoção do destino junto do mercado canadiano, mas não são conhecidos ainda os valores do investimento.

"O mercado norte-americano é um dos mercados identificados no PEMTA [Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores] como um dos mercados estratégicos", frisou a secretária regional do Turismo, destacando o crescimento já verificado no número de turistas e nas receitas provenientes desse mercado.

Nos primeiros três meses de 2019, a ilha Terceira registou uma quebra de 17,3% nas dormidas nos diversos tipos de alojamento existentes, contrariando o crescimento de 11,4% registado em média no arquipélago.

A descida, justificada sobretudo com a suspensão dos voos diretos entre a Terceira e Madrid (Espanha), motivou críticas de empresários e de partidos da oposição.

Marta Guerreiro criticou as "visões mais cinzentas relativamente ao turismo" na ilha Terceira e defendeu que o destino tem "potencial", necessitando apenas de "empenho, dinamismo comercial, cooperação e esforços de todos".

A governante assegurou que a ligação direta a Madrid será "retomada ainda este ano" e lembrou que entre fevereiro e maio foram registadas 1.600 dormidas na hotelaria tradicional da ilha, na sequência de campanhas desenvolvidas em parceria com operadores nacionais.

A secretária regional do Turismo destacou ainda o acordo 'interline' virtual, da Azores Getaways, que disponibiliza, até março de 2020, pacotes e voos combinados entre a Delta Airlines e aSATA Air Açores, para que os passageiros que voam para Ponta Delgada (S. Miguel) possam chegar às restantes ilhas.

A companhia norte-americana Delta Airlines efetua voos diretos entre Nova Iorque e Ponta Delgada, todos os dias da semana, até 04 de setembro.

"No verão do ano passado, mesmo sem o 'interline', cerca de 8% dos passageiros desta rota visitaram a ilha Terceira", apontou Marta Guerreiro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela