Secções
Entrar

Tribunal recusou lista da Iniciativa Liberal "por excesso de mulheres"

27 de agosto de 2019 às 22:36

O partido Iniciativa Liberal vai substituir duas mulheres por dois homens na lista por Portalegre, depois do tribunal o ter exigido uma vez que aquela que foi entregue inicialmente não cumpria a lei das quotas.

O partidoIniciativa Liberalvai substituir duas mulheres por dois homens na lista por Portalegre, depois do tribunal o ter exigido uma vez que aquela que foi entregue inicialmente não cumpria a lei das quotas.

Em comunicado, é o próprio partido que anuncia que o Tribunal da Comarca dePortalegrerecusou a lista da Iniciativa Liberal àquele círculo eleitoral "por excesso de mulheres".

"O Tribunal da Comarca de Portalegre exigiu que o partido Iniciativa Liberal substituísse algumas das mulheres da sua lista por homens de forma a cumprir a lei das quotas", refere o mesmo texto.

O partido confirma que "irá proceder à substituição de duas mulheres na sua lista para garantir que pode concorrer pelos 22 círculos nas suas primeiras eleições legislativas".

"Apesar de não concordarmos com a lei, iremos substituir duas mulheres na lista por dois homens. Não iremos deixar de dar aos eleitores de Portalegre a possibilidade de votar na Iniciativa Liberal apenas por discordarmos da lei", afirma, citado no comunicado, o presidente do partido, Carlos Guimarães Pinto.

As eleições legislativas estão marcadas para 6 de outubro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela