Secções
Entrar

Temperaturas sobem a partir de sexta-feira e podem chegar aos 42ºC

02 de julho de 2020 às 19:42

"Situação de tempo seco e quente" deverá manter-se até meados da próxima semana, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A temperatura deverá subir entre sexta e segunda-feira, com valores que poderão atingir os 39 graus centígrados em algumas regiões do interior, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, esta "situação de tempo seco e quente" deverá manter-se até meados da próxima semana, prevendo-se "uma ligeira descida de temperatura na terça-feira".

O pico de temperatura deverá ser atingido entre domingo e segunda-feira, acrescentou.

O IPMA refere que as temperaturas máximas durante este período podem variar entre os 34 e os 39 graus centígrados nas regiões do interior.

"Em alguns locais, como por exemplo no nordeste transmontano, vale do Douro, vale do Tejo e no interior do Alentejo os valores da temperatura máxima podem aproximar-se de 40ºC a 42°C", adianta.

Já junto à faixa costeira, as temperaturas máximas terão valores ligeiramente inferiores, entre os 28ºC e 30ºC.

Na noite de sábado para domingo, prevê-se também uma pequena subida da temperatura mínima, que deverá variar entre 15ºC e 24°C, em especial nas regiões do interior Centro e na região Sul, lê-se no comunicado.

Esta subida de temperatura deve-se à deslocação "de uma massa de ar quente e seco proveniente do norte de África, associada a um fluxo de leste sobre a Península Ibérica na circulação do anticiclone localizado na região dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e de uma depressão centrada a sul da península", explica o IPMA.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela