Secções
Entrar

Taxa de mortalidade materna é a mais alta dos últimos 30 anos

SÁBADO 16 de abril de 2021 às 09:53

Em 2018 e 2019 morreram 27 mulheres grávidas na sequência de complicações na gravidez, parto e puerpério. Taxa ultrapassa os 10% por 100 mil habitantes há três anos consecutivos.

Os anos de 2018 e 2019 registaram as duas piores taxas de mortalidade materna desde 1991. Segundo oJornal de Notícias, nestes anos morreram 27 mulheres grávidas na sequência de complicações na gravidez, parto e puerpério (até 42 dias após o parto).

Ian Waldie/Getty Images

O número de mulheres que morre em Portugal em sequência de complicações na gravidez, parto ou puerpério está acima dos 10% do total de mulheres que engravida (por 100 mil habitantes) desde 2017 e a "idade tardia" da mulher na altura da gravidez não parece ser a justificação para este aumento. Em 2018, das 15 mortes 60% foram registadas em mulheres entre os 25 e os 34 anos. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela