Secções
Entrar

Sistema europeu de controlo de fronteiras vai ser suspenso por três meses no aeroporto de Lisboa

Débora Calheiros Lourenço , Lusa 30 de dezembro de 2025 às 14:41

Informação avançada pelo Ministério da Administração Interna.

O sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários vai ser suspenso por três meses no aeroporto de Lisboa. 
Aeroporto de Lisboa ASPP / PSP /Instagram
Num comunicado enviado às redações, o ministério justifica a decisão com “a necessidade de implementar e reforçar as medidas de contingência definidas em setembro”, referindo ainda que vai “aumentar em cerca de 30% a capacidade de equipamentos eletrónicos e físicos de controlo de fronteiras externas”, bem como “aproveitar a capacidade certificada da GNR no controlo de fronteiras para reforçar de imediato os meios humanos ao serviço no aeroporto Humberto Delgado”.   Desde que este sistema começou a ser implementado que o tempo de espera para passar pela imigração no Aeroporto de Lisboa aumentou bastante e esta terça-feira ultrapassou as sete horas. As companhias aéreas falam num problema grave de com passageiros a perder voos de ligação e bagagens que ficam por recolher.  A Associação de Companhias Aéreas em Portugal (RENA) refere que o aeroporto não estava preparado para o novo sistema de controlo de fronteiras. Para tentar resolver a situação o Conselho de Ministros já tinha autorizado a PSP - responsável pelo controlo desde a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, em 2023 – a gastar sete milhões e meio de euros, até 2028, para a aquisição de máquinas destinadas à implementação de sistemas integrados, de modo a melhorar os fluxos no aeroporto.  
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela