Secções
Entrar

Questionário aos governantes não é populismo, diz Marcelo

Jornal de Negócios 17 de janeiro de 2023 às 14:40

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que os questionários aos governantes nomeados não são populismo, uma vez que se trata de exigência da opinião pública.

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que o questionário criado pelo Governo não é populista. "Se se chama populismo à exigência da opinião pública então será populismo, mas não é", afirmou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa

"A opinião pública está hoje mais exigente do que estava há cinco anos e mais do que há 10 anos e 15 anos e porquê?", questionou retoricamente, prosseguindo que por causa "das crises, da igualdade, da ética", a opinião pública é hoje mais exigente.

Por isso, caso surjam dúvidas Marcelo Rebelo de Sousa quererá clarificar as questões junto do primeiro-ministro.

"Ninguém é obrigado a ser político" diz ainda o chefe de Estado. Na opinião do presidente, se alguém desejar que a sua vida não seja escrutinada não deve aceitar uma nomeação para um cargo político.

Marcelo Rebelo de Sousa aponta que o questionário tem várias questões abertas e que há outras perguntas que são mais fáceis de precisar, mas que o juízo de quem escolhe é do primeiro-ministro. "O primeiro-ministro tem um trabalho imenso de formular as perguntas e de formular juízos sobre as respostas às perguntas, quer aquelas quer outras", completou o Presidente.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela