Protecção Civil prevê dominar fogo em Marvão "a meio da noite"
O alerta para o incêndio foi dado às 15:29 e durante a tarde o dispositivo foi reforçado, chegando a mobilizar oito meios aéreos.
Os responsáveis da Protecção Civil manifestaram-se hoje convictos de que o incêndio nas encostas do castelo de Marvão, Portalegre, seja dominado durante a noite, depois de o combate ter começado a evoluir de forma favorável.
O fogo deve estar "dominado daqui a poucas horas, a meio da noite", afirmou o Comandante Operacional Nacional (CONAC), Duarte da Costa, numa conferência de imprensa, na sede da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), em Carnaxide, Oeiras, onde foi feito o ponto de situação sobre as operações da Protecção Civil nos últimos dias.
Os responsáveis locais da Protecção Civil adiantaram à agência Lusa que as operações de combate às chamas "estão a evoluir favoravelmente" e que "30 a 40 por cento" do perímetro do fogo estava dominado, cerca das 23:00.
"Prevemos que, a meio da noite, o fogo esteja totalmente dominado", disse o 2.º comandante operacional distrital de Portalegre, Bruno Marques.
Depois de desmobilizados os meios aéreos, com o cair da noite, o combate às chamas envolviam, cerca das 23:00, um total de 223 operacionais, com o apoio de 72 veículos, incluindo grupos de reforço oriundos do Porto, Lisboa, Castelo Branco e da Força Especial de Bombeiros.
Segundo Bruno Marques, não há habitações em perigo, nem se registaram danos pessoais, até às 23:00.
O alerta para o incêndio foi dado às 15:29 e durante a tarde o dispositivo foi reforçado, chegando a mobilizar oito meios aéreos, incluindo um espanhol.
O trabalho dos bombeiros tem sido dificultado pelo "declive bastante acentuado" do terreno, onde arde mato e pinhal, entre a localidade de Portagem e a vila histórica de Marvão.
A Estrada Nacional (EN) 359, entre Portagem e Marvão, está cortada ao trânsito.
Edições do Dia
Boas leituras!