Secções
Entrar

Plano de desconfinamento não terá datas para a reabertura das atividades

Jornal de Negócios 05 de março de 2021 às 10:18

O primeiro-ministro, António Costa, apresentará o plano de desconfinamento ao país no próximo dia 11 de março.

O plano de desconfinamento que o Governo vai apresentar no próximo dia 11 de março não deverá incluir datas concretas para a reabertura das atividades.

Segundo o jornal Expresso desta sexta-feira, o "esboço" do plano que António Costa pediu a um grupo de peritos, e que vai apresentar na reunião do Infarmed da próxima segunda-feira, não inclui um calendário, ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando o plano de desconfinamento foi dividido em três etapas, por quinzenas.

O primeiro-ministro já desvendou que a reabertura da economia será gradual e irá abranger "progressivamente sucessivas atividades". Mas, de acordo com o semanário, a passagem a cada fase seguinte não será calendarizada. Irá depender do cumprimento de uma série de critérios de saúde pública e acompanhará a evolução das campanhas de rastreio e vacinação.

António Costa também sinalizou que o desconfinamento poderá ter níveis diferentes de acordo com a região do país. E, segundo o semanário, é isso que está previsto. Deverá haver um alívio de restrições a nível local e outro a nível nacional, dependendo do estado da pandemia em cada região.

A reabertura começará pelas escolas, garantiu o primeiro-ministro. As creches e o pré-escolar poderão regressar ao ativo ainda em março, escreve o Expresso.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela