Secções
Entrar

PJ detém suspeito de 160 crimes informáticos por tentar clonar cartões multibanco

14 de dezembro de 2018 às 10:40

O homem estrangeiro de 40 anos é suspeito dos crimes de burla informática, falsidade informática e associação criminosa. Valor da fraude terá ultrapassado os 15 mil euros.

A Polícia Judiciária deteve um homem suspeito de 160 crimes de burla informática e associação criminosa por ter instalado dispositivos em máquinas multibanco para capturar dados das bandas magnéticas e códigos de acesso para clonagem de cartões e levantamentos.

Em comunicado, a PJ explica que o homem, um estrangeiro de 40 anos, é suspeito dos crimes de burla informática, falsidade informática e associação criminosa, factos que terão tido o seu início durante o passado mês de novembro.

Segundo a PJ, a informação que o arguido conseguia através destes dispositivos era depois partilhada com outros indivíduos, sediados fora de Portugal, com vista a concretização de movimentos bancários internacionais.

O valor da fraude terá ultrapassado os 15.000 euros.

Na operação, da responsabilidade da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), foram aprendidos vários produtos, dispositivos e software, utilizados para concretizar este tipo de crime.

Foram igualmente detetados "ficheiros contendo um elevado número de dados de cartões bancários de vários países", indica a PJ.

Na deteção da montagem dos dispositivos, a investigação contou com a colaboração da SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços, SA), o que "permitiu uma ação rápida sobre uma multiplicidade de ocorrências tendentes à captura de dados de cartões de débito e crédito", acrescenta o comunicado.

O detido será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela