Secções
Entrar

PIB abaixo da meta? Culpa é dos estivadores, diz ministro

14 de fevereiro de 2019 às 11:58

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, indicou que Portugal não cumpriu meta do PIB inscrita no Orçamento devido à greve dos estivadores.

O ministro da Economia,Pedro Siza Vieira, atribui hoje à greve dos estivadores o aumento deProduto Interno Bruto(PIB) em 2018, de 2,1%, abaixo da meta inscrita no Orçamento, de 2,3%.

"É possível que uma parte da explicação esteja no comportamento das exportações no final do ano, devido à greve dos estivadores no Porto de Setúbal que teve um impacto nos meses de novembro e dezembro" de 2018, afirmou o governante em conferência de imprensa em Lisboa.

Segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB português aumentou 2,1% em 2018, menos 0,7 pontos percentuais do que o observado no ano anterior.

O INE justifica que "esta evolução resultou do contributo mais negativo da procura externa líquida, verificando-se uma desaceleração das exportações de bens e serviços mais acentuada que a das importações de bens e serviços, e do contributo positivo menos intenso da procura interna, refletindo o crescimento menos acentuado do investimento".

O ministro da Economia destacou que o crescimento do PIB mostra "que Portugal continua a crescer significativamente, acima da média da zona europeia e da zona euro".

Pedro Siza Vieira disse ainda que o comportamento da economia no ano passado "também explica o grande dinamismo do mercado do emprego" e refletiu-se na "grande confiança dos investidores" em matéria económica.

A previsão do Governo de uma expansão de 2,3% do PIB no conjunto de 2018 era mais otimista do que a previsão daComissão Europeia, de 2,1%, e daOrganização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico(OCDE) e doFundo Monetário Internacional(FMI), de 2,2%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela