Secções
Entrar

Patriarcado apoiar o Basta? Associação exige à CNE parecer

19 de maio de 2019 às 13:56

A Associação República e Laicidade pede à Comissão Nacional de Eleições que se pronuncie sobre a "legalidade" da publicação no Facebook do Patriarcado de Lisboa com apelo ao voto à direita.

A Associação República e Laicidade pede à Comissão Nacional de Eleições (CNE) que proceda "às convenientes averiguações" e se pronuncie sobre a "legalidade" da publicação no Facebook do Patriarcado de Lisboa com apelo ao voto à direita.

O presidente da direção da Associação República e Laicidade enviou uma carta ao Presidente da CNE em que pede que esta se pronuncie sobre a legalidade da mensagem que o Patriarcado de Lisboa partilhou no dia 15.

Na mensagem, divulgada na página de Facebook do Patriarcado, a coligação Basta, o Nós Cidadãos e o CDS-PP são destacados entre as forças políticas concorrentes às eleições europeias de 26 de maio como aquelas que se opõem à liberalização da eutanásia, das barrigas de aluguer e à descriminalização do aborto.

A associação indica que a publicação "esteve visível durante cerca de duas horas", tendo sido "amplamente noticiada" mesmo depois de retirada.

"Entendemos, portanto, que a instituição a que pertence deve impreterivelmente proceder às convenientes averiguações, e pronunciar-se sobre a legalidade do ato atrás referido", indica a carta a que a Lusa teve acesso.

Na missiva, a associação enumera artigos da Lei Eleitoral da Assembleia da República, da Lei Eleitoral do Presidente da República, da Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais e da Lei Eleitoral do Parlamento Europeu.

"A publicação atrás referida, em período oficial de Campanha Eleitoral para o Parlamento Europeu, poderá ter infringido as normas legais atrás citadas, pois trata-se de uma página institucional da Igreja católica em Portugal, pela qual a responsabilidade fundamental é do bispo de Lisboa, Manuel Clemente", indica a associação.

"A ausência de qualquer sanção num caso destes poderá constituir um perigoso precedente para o futuro", acrescenta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela