Secções
Entrar

Ordem espera "mudança no caminho" de ministra que "apelidou enfermeiros de criminosos"

15 de outubro de 2019 às 21:05

Num comentário à continuação de Marta Temido como ministra da Saúde, Ana Rita Cavaco disse esperar uma "mudança no caminho e na relação que a ministra tem com a classe em si", e não tanto com a Ordem, recordando que os enfermeiros são a maior classe profissional do SNS.

A bastonária dosEnfermeirosdestaca que a ministra da Saúde esta terça-feira reconduzida foi a governante que "apelidou os enfermeiros de criminosos", mas acredita que há sempre margem para corrigir trajetos e manifesta-se disponível para o diálogo.

Num comentário à continuação de Marta Temido como ministra da Saúde, a bastonáriaAna Rita Cavacodisse esperar uma "mudança no caminho e na relação que a ministra, Marta Temido, tem com a classe em si", e não tanto com a Ordem, recordando que os enfermeiros são a maior classe profissional do Serviço Nacional de Saúde.

A bastonária aludiu ainda a declarações da ministra feitas em dezembro do ano passado, quando, numa entrevista disse ter-se recusado a iniciar conversações com os enfermeiros em greve pois isso seria beneficiar "o criminoso, o infrator".

Depois desta declaração, a ministra enviou um pedido de desculpas através da própria bastonária.

"Há sempre espaço para as pessoas poderem corrigir trajetos, caminhos e formas de estar", afirmou à agência Lusa a representante dos enfermeiros.

Ana Rita Cavaco lamenta contudo a "falta de disponibilidade" queMarta Temidofoi revelando para com os parceiros profissionais e sociais, mas mostra-se disponível para "dialogar e resolver problemas em conjunto".

"Da nossa parte podem contar com disponibilidade para o diálogo mas também para continuar a fazer denúncias sempre que houver uma quebra na segurança da prestação de cuidados de enfermagem", referiu.

A ministra Marta Temido tem tido, ao longo de um ano no executivo, uma relação crispada com aOrdem dos Enfermeiros, à qual determinou a realização de uma sindicância, por exemplo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela