Secções
Entrar

Nomeação do bispo de Leiria-Fátima como cardeal reconhece “exemplar trajectória"

20 de maio de 2018 às 22:31

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a nomeação do bispo de Leiria-Fátima, António Marto, como cardeal da Igreja Católica reconhece uma "exemplar trajectória biográfica e pastoral".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este domingo que a nomeação do bispo de Leiria-Fátima, António Marto, como cardeal da Igreja Católica reconhece uma "exemplar trajectória biográfica e pastoral".

"Saúdo D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, pelo anúncio da sua elevação ao cardinalato, decisão sábia e clarividente do papa Francisco, que assim reconhece uma exemplar trajectória biográfica e pastoral", lê-se num comunicado, assinado por Marcelo Rebelo de Sousa, publicado hoje no ‘site’ oficial da Presidência da República.

O papa Francisco anunciou hoje que vai nomear 14 novos cardeais a 29 de Junho, entre os quais o bispo português de Leiria-Fátima, segundo a agência Ecclesia.

O chefe de Estado destaca que "o empenho de D. António Marto na reforma da Igreja, a sua profunda ligação a Fátima e aos seus mistérios, o cuidado na atenção aos outros e ao cumprimento diário da mensagem evangélica fazem dele um dos mais promissores novos cardeais".

Na mensagem, Marcelo Rebelo de Sousa deseja a António Marto "as maiores venturas no exercício deste exigente múnus" e agradece ao bispo "o seu admirável testemunho de esperança e de humanidade, prestado perante crentes e não-crentes".

Com a nomeação, António Augusto dos Santos Marto, 71 anos, torna-se o quinto cardeal português nomeado no século XXI e o segundo no atual pontificado.

Uma vez cardeal, António Marto juntar-se-á no Colégio Cardinalício, que reúne todos os cardeais da Igreja Católica e tem por missão assistir e aconselhar o papa, aos cardeais portugueses Saraiva Martins, Manuel Monteiro de Castro e Manuel Clemente.

O grupo de 14 novos cardeais inclui ainda o principal conselheiro do papa, o arcebispo polaco Konrad Krajewski, conhecido pela ajuda aos sem-abrigo, e o arcebispo espanhol Luis Francisco Ladaria, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

O patriarca da igreja caldeia do Iraque, Louis Raphael i Sako, e o arcebispo de Carachi, no Paquistão, Joseph Coutts, dois países onde os cristãos são minoritários, vão igualmente ser nomados cardeais.

O grupo inclui ainda prelados do Peru, México, Bolívia, Madagáscar, Japão, Itália e Espanha.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela