Secções
Entrar

MP abre inquérito a caso de bebé raptado pela mãe no Hospital de Gaia

Diogo Barreto 05 de dezembro de 2025 às 14:32

O DIAP de Vila Nova de Gaia está a investigar o rapto do bebé que entretanto já foi entregue a uma instituição.

O Ministério Público (MP) abriu inquérito ao caso do  pela mãe no Hospital de Gaia na quarta-feira, contornando as medidas de segurança. A bebé de quatro meses foi entregue ao final da tarde de quinta-feira no posto da GNR dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, e posteriormente entregue a uma instituição.
Bebé de quatro meses estava à guarda do Estado DR
"Confirma-se a existência de inquérito que tem por objeto os factos referidos. O mesmo corre termos no DIAP de Vila Nova de Gaia", disse a Procuradoria-Geral da República em declarações à SÁBADO. A mãe retirou a filha de quatro meses do hospital, no distrito do Porto, durante a tarde, "após ter sido informada pelo tribunal, durante a manhã, de que a criança seria entregue a uma família de acolhimento" ainda durante o dia de quarta-feira. A criança tinha a pulseira que é colocada a todos os recém-nascidos, mas a mesma acabou por ser desativada. "Recordamos que todas as crianças internadas utilizam uma pulseira eletrónica que emite alarme caso ultrapassem as portas do serviço, ou caso sejam danificadas ou cortadas. A pulseira da criança foi retirada sem corte ou dano e encontrada no caixote do lixo do quarto, pelo que o alarme não foi acionado", explicou a Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE). A unidade de saúde esclarece ainda que "em momento algum existiu impedimento judicial ao contacto entre a mãe e a filha, mantendo a mãe o direito de visita e tendo acompanhado a criança durante todo o internamento".
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela