Secções
Entrar

Montenegro. "Tivemos uma política de irresponsabilidade" na imigração

Lusa 01 de abril de 2025 às 12:36

O primeiro-ministro defendeu que este Governo está a fazer "uma verdadeira reforma estrutural" na área da imigração.

O primeiro-ministro defendeu hoje que, nos últimos anos, o país teve "uma política de irresponsabilidade na imigração" e considerou que o acordo hoje assinado vai permitir regras "mais ágeis, mas também mais humanistas".

REUTERS/Pedro Nunes

Luís Montenegro presidiu hoje à assinatura do protocolo de Cooperação para a migração laboral regulada, que decorreu no Palácio das Necessidades em Lisboa, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

"Nós partimos de um ponto muito problemático, vamos falar claro: tivemos nos últimos anos uma política de irresponsabilidade no domínio da imigração", afirmou, considerando que "a falta de controlo" resultou na diminuição da capacidade de integração e numa "menor sensibilidade humanista".

O primeiro-ministro defendeu que este Governo está a fazer "uma verdadeira reforma estrutural" na área da imigração.

"Para que este mecanismo funcione tem de haver um contrato de trabalho válido, um seguro de viagem e de saúde do trabalhador, um plano de formação profissional e de aprendizagem da língua portuguesa e um plano de alojamento adequado", afirmou, considerando que estas quatro condições "são do interesse do país, das empresa e dos trabalhadores".

Segundo o protocolo, a que a Lusa teve acesso, a atribuição de vistos "deverá ocorrer no prazo de 20 dias a partir do dia do atendimento do requerente no posto consular" e desde que cumpridos os requisitos legais previstos, nomeadamente a existência de um contrato de trabalho, seguro de saúde e de viagem, entre outros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela