Secções
Entrar

Ministro elogia acção da PSP em assalto a carrinha de valores

29 de dezembro de 2017 às 21:48

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou hoje que a resposta da PSP a um assalto a uma carrinha de transporte de valores foi "bem-sucedida".

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou hoje que a resposta da PSP a um assalto a uma carrinha de transporte de valores foi "bem-sucedida", deixando elogios ao empenho das forças de segurança no combate à criminalidade.

1 de 3
Foto: CMTV
Foto: CMTV
Foto: CMTV

"Houve uma operação da PSP que foi uma operação bem-sucedida, na medida em que permitiu interceptar um conjunto de elementos, no âmbito daquilo que são medidas de prevenção e repressão aos fenómenos ligados à violência junto dos ATM e veículos de transportes de valores", disse o ministro, durante a presença numa operação da GNR no Montijo.

Eduardo Cabrita elogiou o empenho das forças de segurança no combate a uma criminalidade que cresceu no último ano.

"Quero saudar o empenho que todas as forças e serviços de segurança, PSP, GNR e PJ, têm vindo a fazer em relação a um tipo de criminalidade que ao longo deste ano teve uma evolução preocupante, mas foram tomadas medidas que estão a produzir efeitos", defendeu.

Três suspeitos detidos, dois deles feridos, um com gravidade, e três polícias feridos, é o resultado de uma perseguição policial após um assalto a uma carrinha de transporte de valores hoje em Lisboa, segundo a Direcção Nacional da PSP.

Fonte oficial da Direcção Nacional da PSP explicou à agência Lusa que estiveram envolvidos no assalto apenas três homens, dois deles atingidos por disparos dos agentes policiais durante a perseguição, os quais foram transportados para o hospital, um deles "com ferimentos com gravidade".

Contactado pela Lusa, o Instituto Nacional de Emergência Médica deu conta de "dois feridos graves", transportados para os hospitais São Francisco Xavier, em Lisboa, e Amadora-Sintra.

Fonte do Hospital Amadora-Sintra disse à Lusa que um dos homens, de 29 anos, foi baleado na barriga e no joelho, encontrando-se "orientado" e acompanhado por elementos da Polícia Judiciária.

A Lusa contactou também o Hospital São Francisco Xavier, mas aguarda ainda resposta.

O terceiro suspeito de envolvimento no assalto acabou também detido pela PSP.

"Na sequência do assalto, [os suspeitos] colocaram-se em fuga em viatura roubada e foram interceptados por agentes da PSP na zona de Queluz de Baixo, Oeiras. Aquando da detenção, à qual resistiram, houve necessidade de recurso a arma de fogo pela PSP. Na sequência da intervenção policial, registaram-se cinco feridos, três dos quais polícias, sendo todos encaminhados para tratamento hospitalar. Foi apreendido o produto do roubo e uma arma de fogo", relata a Direcção Nacional da PSP, em comunicado entretanto divulgado.

No momento em que a viatura dos três suspeitos foi interceptada em Queluz de Baixo, concelho de Oeiras, os homens abalroaram a viatura policial, provocando ferimentos em três polícias, que tiveram de ser levados para o hospital.

Os três homens terão assaltado uma carrinha de valores na zona de Carnide, em Lisboa, um pouco antes das 15h00, com recurso a um revólver, tendo agredido um dos seguranças da carrinha de valores "a soco e pontapé, provocando-lhe diversos ferimentos", segundo a polícia.

De seguida, conta a Direcção Nacional da PSP, colocaram-se em fuga até serem interceptados pela polícia.

A PSP apreendeu a arma utilizada no assalto e recuperou o dinheiro roubado.

A Direcção Nacional da PSP acrescenta no comunicado que os suspeitos já tinham antecedentes criminais.

"Salienta-se que os indícios recolhidos em sede de investigação realizada pela PSP e tutelada pelo Ministério Público apontam para que grupo detido seja o eventual responsável por assaltos a ATMs (caixas multibanco), carrinhas de transporte de valores e estações dos CTT (correios)", sublinha a Direcção Nacional da PSP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela