Secções
Entrar

Ministério Público esclarece que está a decidir se abre inquérito no caso do ex-presidente da ADSE

04 de maio de 2018 às 16:03

Carlos Liberato Baptista demitiu-se na segunda-feira do cargo de presidente da ADSE, onde estava desde Janeiro de 2017, alegando "motivos pessoais".

O Ministério Público esclareceu, esta sexta-feira, que está a recolher elementos para decidir se abre um inquérito no caso do ex-presidente da ADSE Carlos Baptista, acusado, numa reportagem daTVI, de irregularidades enquanto administrador da associação de saúde da PT.

"O Ministério Público encontra-se a recolher elementos com vista a decidir se há procedimentos a desencadear no âmbito das respectivas competências", referiu a Procuradoria-geral da República na quinta-feira à noite.

O esclarecimento é feito depois de aLusater noticiado na quinta-feira que o Ministério Público estava a decidir se iria realizar uma auditoria ao subsistema de saúde dos funcionários públicos, a ADSE.

Carlos Liberato Baptista demitiu-se na segunda-feira do cargo de presidente da ADSE, onde estava desde Janeiro de 2017, alegando "motivos pessoais".

Na terça-feira, aTVIdivulgou uma notícia que envolve Liberato Baptista num alegado esquema de desvio de fundos e favorecimento de empresas. Segundo aTVI, que cita uma auditoria interna, foram detectadas irregularidades na gestão de Liberato Baptista enquanto administrador da Associação de Cuidados de Saúde da Portugal Telecom, a PT ACS.

Segundo aTVI, enquanto Liberato Baptista foi administrador, a associação detinha oito centros clínicos, dois núcleos de estomatologia e um de oftalmologia, distribuídos por todo o país, alcançando 42.000 beneficiários.

Na quarta-feira, Carlos Liberato Baptista adiantou àLusater pedido à Inspecção-geral das Actividades em Saúde (IGAS) uma auditoria ao tempo em que presidiu ao subsistema de saúde dos funcionários públicos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela