Secções
Entrar

Marinha resgata 36 migrantes na Grécia, entre eles 15 crianças

16 de junho de 2019 às 08:50

Polícia Marítima tem como missão, na ilha grega de Lesbos, controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço.

A equipa da Polícia Marítima portuguesa em missão na ilha grega de Lesbos resgatou esta madrugada 36 migrantes, dos quais 15 crianças (sete bebés), seis mulheres e 15 homens que viajavam num bote.

Segundo um comunicado da Marinha portuguesa, o bote foi intercetado às 04:17, em frente a Tsonia, por indicação de um navio inglês.

"Os migrantes foram transferidos para a embarcação da Polícia Marítima, tendo, posteriormente, efetuado o transbordo para o navio inglês, que os transportou até Mitilene, onde desembarcaram e foram entregues às autoridades gregas", é referido na nota.

Já na sexta-feira a equipa da Polícia Marítima resgatou outros 35 migrantes, 12 dos quais crianças, que estavam a bordo de um bote, tendo sido transportados para o porto de Skala Skamineas.

A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação 'POSEIDON', sob a égide da agência europeia Frontex e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.

A Polícia Marítima continuará em missão até janeiro de 2020, tendo salvo 2.056 vidas desde que iniciou esta missão na Grécia em maio de 2017.

No total, desde 2014, quando iniciou a sua participação na missão ‘POSEIDON’, a Polícia Marítima totaliza 5.212 vidas salvas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela