Secções
Entrar

Marcelo pede mais saúde, habitação, justiça, tolerância e concordância

Lusa 01 de janeiro de 2026 às 20:29

Última mensagem de ano novo enquanto Presidente da República

O Presidente da República manifestou esta quinta-feira o desejo de que 2026 seja um ano com mais saúde, educação, habitação, justiça, tolerância e concordância em Portugal, com ainda mais emprego e menos pobreza.
Marcelo Rebelo de Sousa comenta caso Spinumviva, que envolve o primeiro-ministro RODRIGO ANTUNES/LUSA
Na sua última mensagem de Ano Novo como chefe de Estado, feita em direto a partir do Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa disse esperar, em termos globais, "um ano com mais desenvolvimento, mais justiça, mais liberdade, mais igualdade, mais solidariedade". "O mesmo desejo vale para nós, vale para Portugal. Ano novo, vida nova. Também com mais saúde, mais educação, mais habitação, mais justiça, ainda mais crescimento, ainda mais emprego e menor pobreza e desigualdade", acrescentou, pedindo também "mais tolerância, mais concordância" e "sentido de coesão nacional". Num curto discurso, de cerca de cinco minutos, feito na Sala das Bicas do Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se aos seus "queridos compatriotas" e assinalou que em 2026 se completam "50 anos de Constituição, 40 anos de adesão à Europa, 30 anos de comunidade de língua portuguesa". "Que ano, não digo único, mas singular, que hoje começa", comentou. Recorrendo à expressão popular "ano novo, vida nova", o Presidente da República fez votos de que 2026 traga "a paz duradoura na Ucrânia, no Médio Oriente, também no Sudão e em tantos outros conflitos do globo" e o respeito pela Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela