Secções
Entrar

Macron passeia com António Costa pelo Chiado

27 de julho de 2018 às 15:08

O presidente francês está em Lisboa por ocasião de uma cimeira e, depois do almoço de trabalho, passeou com Costa pela zona histórica da capital.

O presidente de França, Emmanuel Macron, chegou a Lisboa esta sexta-feira para um encontro oficial com o primeiro-ministro português, António Costa. O chefe de Estado francês passeou com o chefe do Governo de Portugal por Lisboa, depois de um almoço de trabalho onde falaram sobre os principais temas da agenda europeia.

1 de 8
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

No primeiro ponto do programa da sua visita a Lisboa, durante a manhã, Macron participou com António Costa numa iniciativa intitulada "Encontro com cidadãos", na Fundação Calouste Gulbenkian. Antes disso, e sem a presença da comunicação social, o primeiro-ministro e o chefe de Estado francês visitaram a galeria de arte islâmica do Museu Calouste Gulbenkian.

Na sua página oficial de Facebook, o presidente de França fez um vídeo em directo do seu passeio com Costa pela zona do Chiado, onde cumprimentou e tirou fotos com várias pessoas.

Macron, que é um líder bastante popular a nível mundial, vive por estes dias a pior fase política desde que foi eleito Presidente de França, fruto do caso que envolveu o seu ex-guarda-costas, Alexandre Benalla, que foi acusado de violência na manifestação do Dia do Trabalhador, a 1 de Maio.

O Chefe de Estado francês disse em Espanha, por onde passou antes de rumar a Lisboa, que se trata de "uma tempestade num copo de água". Mas vai ter que enfrentar a sua primeira moção de censura.

Quanto aos temas em agenda, fonte do Governo nacional garantiu à Lusa que "Portugal e a França estão do mesmo lado em relação às principais questões em debate na União Europeia". Outro ponto em que os governos dos dois países têm estado em convergência diz respeito à questão das migrações e refugiados.

O primeiro-ministro português recebe, também esta sexta-feira, o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, numa cimeira sobre interconexões energéticas que visa consolidar um roteiro comum para uma nova política de energia. O objectivo da cimeira é, segundo fonte do executivo português, "renovar o impulso político para as interligações, através da concretização de um roteiro comum para a aceleração da transição energética".

Além de António Costa, Pedro Sánchez e Emmanuel Macron, participam nesta segunda Cimeira para as Interligações Energéticas o comissário europeu para a Acção Climática e Energia, Miguel Arias Cañete, e a vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Emma Navarro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela