Secções
Entrar

Jovem resgatada com vida depois de mais de 20 horas à deriva no mar

Márcia Sobral , Lusa 17 de abril de 2023 às 07:55

Menor encontrava-se em cima de uma prancha de padlle quando foi arrastada pelo vento. Atualmente encontra-se no Hospital Distrital de Faro estável e a recuperar.

Uma jovem portuguesa, de apenas 17 anos, esteve mais de 20 horas à deriva no mar depois de ter sido empurrada pelo vento enquanto fazia paddle. Este domingo, acabou por ser resgatada com vida, a sul de Vila Real de Santo António, a 46 quilómetros da costa, por um por um navio mercante que navegava a caminho de Tânger, em Marrocos.

Polícia Marítima

Segundo avança oCorreio da Manhã, terá sido o progenitor a dar o alerta depois de ter tentado alcançar a filha sem sucesso. Ainda na praia do Coelho, o homem acabou por pedir socorro e, perto das 20:30H de sábado, foram acionados vários meios terrestres, marítimos e aéreos e ainda foi pedido auxílio ao instituto de socorro a náufragos espanhol.

O capitão do porto e comandante local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e Tavira, João Afonso Martins, esclareceu aos jornalistas que foi enviado "o máximo de meios possíveis logo nos primeiros minutos" e que as buscas envolveram 20 operacionais em sete meios dentro de água, um helicóptero pesado da Força Aérea, uma lancha de socorros a náufragos de Espanha e outros meios da GNR e Proteção Civil.

Perto de 20 horas depois, pelas 17:30H de domingo, Érica Vicente foi localizada por um cargueiro. Terá falado em inglês com a tripualção e explicado que morava na zona de Setúbal. Rapidamente foram acionados os meios de resgate e a jovem acabou por ser recolhida, ainda em cima da prancha de paddle e em "elevado estado de hipotermia", por um helicopetro da Força Aérea Portuguesa.

Acabou por ser transportada para o Aeroporto de Faro e posteriormente encaminhada numa ambulância do INEM para o Hospital Distrital de Faro onde, de acordo com a diretora da Urgência Pediátrica, Elsa Rocha, deu entrada "confusa" e com "sinais severos" de hipotermia. Atualmente encontra-se estável e a recuperar.

"Ela recorda-se de alguns momentos, mas não nos podemos esquecer que esteve na água mais de 20 horas. Passou por muito (...) Está muito cansada, encontra-se acompanhada pelos pais. Já fez exames. Nasceu outra vez", afirmou aos jornalistas a profissional de saúde.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela