Secções
Entrar

José Silvano diz que PSD quer esclarecer "toda a verdade"

23 de novembro de 2018 às 21:22

Além do secretário-geral do PSD, há mais dois casos de presenças-fantasma no parlamento a envolver os sociais democratas: José Matos Rosa e Duarte Marques.

O secretário-geral do PSD, José Silvano, disse hoje que o partido tem interesse em esclarecer "toda a verdade" no caso das falsas presenças no parlamento.

Além de José Silvano, segundo o Observador, há mais dois casos de falsas presenças parlamentares a envolver os deputados do PSD José Matos Rosa (então secretário-geral do partido) e Duarte Marques.

Ambos os casos são relativos a 2017 e a presença dos deputados foi registada na Assembleia da República quando Matos Rosa estava em viagem a Cabo Verde (03 de fevereiro) e Duarte Marques no Porto (em 04 de maio).

"Os casos, se se repetem, não posso ficar mais tranquilo. O PSD, como um partido responsável, tem interesse no esclarecimento de toda a verdade", afirmou José Silvano aos jornalistas, na Guarda, onde, na qualidade de secretário-geral do PSD, participou na sessão de abertura da V Academia do Poder Local dos Autarcas Social-Democratas (ASD), que decorre naquela cidade até domingo.

À margem da iniciativa, José Silvano declarou ter "a certeza absoluta de que esses deputados estão interessados no esclarecimento da verdade".

"E, portanto, a postura deve ser exatamente a mesma. Eu não quero é que os casos se misturem e, por isso, falo só no meu. E, no meu, eu já disse. Não recebi nada, não mandei marcar nada. Estou absolutamente à vontade. Averiguem", garantiu.

Na opinião do secretário-geral do PSD, "os outros deputados, também, com certeza, terão a sua versão".

"Acho que é para o país muito bom, e para nós também, que se averiguem os casos, que é para assumir as responsabilidades. Quem as tiver que as assuma, quem não as tiver que seja ilibado e que não ande nesta questão da opinião pública com coisas de que não tem responsabilidade", rematou o social-democrata.

O Ministério Público anunciou na quinta-feira que vai abrir um inquérito ao caso das falsas presenças no plenário da Assembleia da República do deputado e secretário-geral do PSD, José Silvano, disse à Lusa a Procuradoria-Geral da República.

No mesmo dia, José Silvano manifestou-se satisfeito com esta decisão, recordando que tinha pedido esta intervenção, e solicita uma decisão célere.

"No que diz respeito ao registo de presenças no plenário, independentemente do que ainda possa haver a investigar neste caso concreto, só posso achar bem, uma vez que fui eu próprio, na única conferência que dei sobre esta matéria, que o pedi", afirmou o deputado José Silvano, numa declaração à Lusa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela