Secções
Entrar

Homem de Baião condenado por violência doméstica a 4 anos e 5 meses de prisão

02 de maio de 2019 às 19:39

O tribunal deu também como procedente a indemnização no valor de cinco mil euros.

O Tribunal de Baião condenou, esta quinta-feira, a quatro anos e cinco meses de prisão efetiva um homem de 60 anos, residente no concelho, pormaus-tratosà esposa praticados ao longo de 35 anos.

Na sentença, a juíza que presidiu ao julgamento disse terem ficado provadas em audiência as agressões praticadas no dia 06 de junho de 2018, quando o arguido Joaquim Pereira tentava ter relações sexuais com a esposa, de 53 anos, além de outras situações de maus-tratos que constavam da acusação.

Ficaram também provadas, segundo a magistrada, as ameaças que o arguido terá feito à vítima e a um dos filhos, através de cartas.

A juíza referiu que "o depoimento da vítima, que tinha sido feito por videoconferência, foi credível" e que o agressor "não revelou arrependimento durante o julgamento", frisando que "a conduta posterior às agressões de junho demonstrou isso mesmo".

A medida da pena foi ainda justificada com o cadastro criminal de Joaquim Pereira, que conta com quatro crimes de ofensas à integridade física e sete outros crimes.

A juíza salientou que "o tribunal relevou o facto de o arguido estar em prisão preventiva, acusado de dois crimes de homicídio qualificado, na forma tentada, contra um filho e um cunhado".

O tribunal deu também como procedente a indemnização pedida pela assistente, no valor de cinco mil euros.

Em declarações aos jornalistas, a advogada da vítima afirmou ter sido feita justiça naquele julgamento.

"A juíza foi totalmente isenta, aplicou uma medida correta e os quatro anos e cinco meses justificam-se", disse Fátima Azevedo.

A causídica referiu que a vítima ficará muito satisfeita e poderá regressar a Baião, que era um dos seus receios e medos".

José Martins, advogado do arguido, considerou ter-se verificado "uma pena pesada", referindo que "irá analisar cuidadosamente a sentença, para depois ponderar o recuso".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela