Secções
Entrar

Homem com coronavírus que fugiu do hospital incorre no crime de desobediência

18 de março de 2020 às 13:08

O homem de 37 anos fugiu na segunda-feira do CHUC e foi intercetado pela PSP.

O homem de 37 anos infetado com o novocoronavírus, que fugiu na segunda-feira do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e que foi intercetado pela PSP, incorre no crime de desobediência, revelou hoje aquela força policial.

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, o gabinete de Imprensa e Relações Públicas da Direção Nacional da PSP esclarece que "a intervenção policial decorreu da desobediência [do doente] à ordem de autoridade de saúde para se submeter a tratamento médico/não se ausentar da unidade de saúde".

Na nota, a PSP ressalva que cabe agora à autoridade judiciária "proceder à tipificação" da conduta do homem, que foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência, depois de ter sido novamente conduzido ao hospital.

A PSP revelou ainda que o homem é "oriundo do distrito de Aveiro" e que foi intercetado na estação de caminhos-de-ferro de Coimbra-B, "após se ter ausentado" do CHUC, cerca das 20:00 de segunda-feira, alegadamente para regressar a casa de comboio.

Em comunicado divulgado na terça-feira, o comando da PSP de Coimbra revelava que foram "acionados todos os meios" para localizar o fugitivo, que foi "prontamente encontrado numa estação ferroviária, preparando-se para iniciar viagem ate à sua área de residência".

Porém, no mesmo comunicado, intitulado "ausência ilegítima de doente", a PSP não explicitava pormenores do caso, como a identificação da unidade hospitalar, a estação de comboios onde foi intercetado ou o local de residência.

Acrescentava apenas que durante a operação policial "foram garantidas todas as medidas de segurança, de proteção individual e dos recursos materiais envolvidos", indicando que estiveram envolvidos dois carros da polícia e seis agentes da autoridade e uma viatura do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com dois tripulantes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela