Secções
Entrar

Governo reforça alojamento para estudantes com 2.400 camas

02 de outubro de 2020 às 10:41

Ministério da Ciência e Ensino Superior indica que existirão 18 mil camas para estudantes neste ano letivo em residências, pousadas da juventude, alojamentos locais e hotéis - um aumento de 18% em relação ao ano passado.

A oferta de alojamento para estudantes do Ensino Superior foi reforçada com cerca de 2.400 camas, perfazendo um total de mais de 18 mil camas, o que representa um aumento de 16% face ao ano letivo anterior.

Em comunicado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior adianta que um total de mais de 18 mil camas estarão disponibilizadas em todo o país para os estudantes através de residências, pousadas da juventude, alojamentos locais e hotéis, representando um aumento de 16% face ao total de camas disponibilizadas no ano letivo anterior.

O Ministério destaca que o reforço da oferta do alojamento para os estudantes do ensino superior para este novo ano letivo foi conseguido através das alternativas estabelecidas com várias estruturas representativas de unidades hoteleiras e de alojamento local e tipologia.

Foi também conseguido com camas protocoladas com instituições e autarquias, os quais permitem disponibilizar alojamentos para os estudantes até ao final do ano letivo de 2020/2021.

De acordo com a nota, adicionalmente, os dados disponíveis no Observatório do Alojamento Estudantil até quinta-feira permitiram sinalizar 10.197 quartos da oferta privada.

Em Lisboa por exemplo a oferta privada é de 3.159 quartos a um preço mínimo de 185 euros (era 220 euros em outubro de 2019 - descida de 16%), um preço médio de 327 euros (382 euros em 2019 - descida de 14%) e um preço máximo de 502 euros (era 599 euros em 2019 - descida de 16%).

No Porto, a oferta privada é de 1.207 quartos a um preço mínimo 180 euros (era 181 euros em 2019 - descida de 1%), um preço médio de 297 euros (era 305 euros 2019 - descida de 3%) e um preço máximo 406 euros (era 475 euros em 2019 - descida de 15%)

O Ministério realça também que o complemento de bolsa de estudo para bolseiros alojados fora de residência de estudante foi aumentado este ano letivo em todo o país, tendo sido especificamente majorado para Lisboa e Porto, correspondendo a 285,23 e 263,29 euros, respetivamente.

"Deve ser destacado que a redução de 2.218 camas em residências em função da aplicação das medidas de mitigação da pandemia por covid-19 (correspondendo a uma redução de cerca de 15% da oferta pública) foi, entretanto, compensada pela disponibilização acrescida de cerca de 2.400 camas resultantes do contributo das parcerias estabelecidas com diferentes entidades", é referido.

Na nota, o Ministério indica ainda que a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) divulgou na quarta-feira o balanço da execução do Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES), incluindo o alojamento protocolado e a estimativa de camas a disponibilizar pelas unidades hoteleiras e de alojamento local referidas anteriormente.

O PNAES pretende aumentar a oferta de camas para estudantes universitários a preços regulados para 30 mil até 2030.

Na semana passada, o Governo negou que apenas estivessem disponíveis 300 camas para estudantes ao abrigo do plano nacional para o Alojamento, contrapondo com 780 disponíveis, mas admitiu constrangimentos em alcançar as 2.500 camas previstas até ao final do ano letivo.

O jornal Público tinha avançado que das 2.500 camas prometidas para este ano letivo ao abrigo do PNAES apenas cerca de 300 estavam disponíveis, o que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior contrariou, referindo que existiam já "780 camas intervencionadas" ao abrigo desse plano, em várias zonas do país, como Lisboa, Porto, Açores ou Évora.

O MCTES reiterou os números que apontavam para um reforço da oferta no alojamento disponível em relação ao ano anterior em 16%, com estimativas de 18.455 camas disponíveis, um reforço de 2.400 camas face a 2019-2020 e que já tem em conta a supressão de 2.218 lugares em residências decorrentes da pandemia, compensadas com protocolos com autarquias, setor turístico e instituições privadas e sociais para garantir a oferta a preços regulados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela