Governo diz que Portugal está numa "fase crítica" da pandemia
António Lacerda Sales que situação exige um "reforço da responsabilidade individual". Plano outono/inverno, já apresentado, será consolidado "até ao final da semana".
Portugal está numa fase crítica da pandemia de covid-19, admitiu hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, indicando que a taxa de letalidade global é de 1,9%, situando-se em 10,8% acima dos mais 70 anos.
"Estamos numa fase crítica da pandemia e os portugueses, sem execeção, compreeenderão que se aos cidadãos é exigido um reforço da responsabilidade individual na defesa do nosso bem-estar coletivo ao Ministério da Saúde é exigido que continue a tomar decisões como tem feito desde o início" da pandemia, afirmou António Lacerda Sales.
O governante afirmou ainda, em conferência de imprensa, em Lisboa, que o plano outono/inverno, já apresentado, está a ser consolidado "até ao final da semana", mas que está já a ser aplicado no terreno, a nível nacional e local.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.395 pessoas em 128.392 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Edições do Dia
Boas leituras!