Secções
Entrar

FOXlife e Priberam alteram a palavra "mulher" no dicionário

22 de maio de 2018 às 10:13

O movimento "A palavras mulher definida por nós" levou a que centenas de pessoas deixassem o seu contributo.

O canal televisivo FOXlife e o dicionário 'online' Priberam, que desafiaram os portugueses a participar na revisão da palavra "mulher" no dicionário, revelam esta terça-feira o resultado após a análise de mais de 500 propostas.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Após a análise das propostas, no dicionário 'online' Priberam, a palavra mulher encontra-se definida como "ser humano do sexo feminino ou do género feminino; pessoa do sexo ou género feminino, depois da adolescência; pessoa do sexo ou género feminino casada com outra, em relação a esta; pessoa do sexo ou género feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual; conjunto de pessoas do sexo ou género feminino; que tem qualidades ou atributos considerados tipicamente femininos (ex: mulher da vida: [depreciativo] meretriz, prostituta; mulher de armas [figurado] corajosa, guerreira, lutadora". Palavras relacionadas: mulherzinha, mulherinha, feminino, mulheraça, mulheril, supermulher, mulherada.

Durante três semanas, o movimento "A palavras mulher definida por nós" levou a que centenas de pessoas deixassem o seu contributo no site www.palavramulher.pt, uma vez que a evolução do papel da mulher na sociedade se encontra alterado mas o significado ainda não reflectia essa mudança nos dicionários.

Antes da revisão das propostas, a palavra mulher encontrava-se definida no dicionário Priberam como "pessoa adulta do sexo feminino; conjugue ou pessoa do sexo feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual; pejorativo: mulher pública: meretriz".

Na opinião de Cláudia Pinto, linguista da Priberam, "a versão agora online é bastante mais completa e ajustada ao uso real".

As cantoras Simone de Oliveira e Gisela João, o estilista Luís Buchinho, a atleta Vanessa Fernandes, a cientista Raquel Oliveira e o 'Chef' José Avillez contribuíram também para esta iniciativa com o seu testemunho sobre o papel da mulher na sociedade e a definição de mulher em 2018.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela