Secções
Entrar

Força Aérea readmite quatro militares excluídos de curso na Academia

06 de dezembro de 2017 às 15:49

Saíram do Estágio Técnico-Militar na Academia da Força Aérea alegadamente por falta de vagas, quando já tinham iniciado a formação.


A Força Aérea Portuguesa (FAP) readmitiu na semana passada quatro alunos que tinham sido inicialmente excluídos do Estágio Técnico-Militar por falta de vagas, aguardando o resultado final do processo judicial em curso.

1 de 4
Foto: Bruno Colaço
Foto: Bruno Colaço
Foto: Bruno Colaço
Foto: Bruno Colaço

Os quatro militares tinham recorrido ao tribunal por terem sido excluídos do Estágio Técnico-Militar na Academia da Força Aérea alegadamente por falta de vagas, quando já tinham iniciado a formação.

Com o apoio jurídico da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), os alunos interpuseram uma providência cautelar junto do Tribunal de Almada, com o objectivo de requererem a sua reintegração no curso.

Contudo, a FAP contestou a providência cautelar considerando que teria como efeito a suspensão do ETM e invocou razões de interesse público para prosseguir o curso, sem no entanto readmitir os militares.

A AOFA interpôs então um requerimento judicial argumentando que o ramo devia integrar os alunos excluídos e não suspender o curso.

No passado dia 24 de Novembro, uma primeira sentença do Tribunal de Almada esclareceu que a providência cautelar interposta pelos alunos não suspende o curso e implica sim a sua continuação com a integração dos quatro excluídos.

No seguimento desta decisão, a FAP reintegrou os alunos na semana passada, que prosseguirão o curso até o tribunal decidir sobre a questão de fundo levantada pela providência cautelar.

É que, disse à Lusa fonte da FAP, os alunos foram readmitidos mas as vagas, em termos legais, continuam a faltar, sendo possivelmente necessária uma decisão política no sentido de acrescentar as quatro vagas que faltam.

O curso tinha começado condicionalmente no início de Setembro com 28 vagas até haver despacho conjunto dos ministérios das Finanças e da Defesa que veio a ser publicado a 27 desse mês com 24 vagas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela