Secções
Entrar

Felgueiras encerra biblioteca e piscina em Idães e cancela eventos para combater Covid-19

08 de março de 2020 às 11:02

Autarca Nuno Fonseca explicou que encerramento dos equipamentos municipais manter-se-á por tempo indeterminando, dependendo a sua reabertura da evolução da situação.

A Câmara de Felgueiras anunciou o encerramento dos equipamentos municipais de Idães, incluindo biblioteca e piscina, como medida adicional à suspensão de atividade na EB 2,3 da localidade, já anunciada pelo Governo.

"Deveremos, também, em coerência com a medida do Governo, fechar os estabelecimentos municipais em Idães e cancelar alguns eventos", referiu o presidente da câmara, Nuno Fonseca.

Falando aos jornalistas, o autarca referiu que a decisão foi tomada após ter convocado uma reunião do Conselho Municipal de Segurança e Proteção Civil, que se reuniu, no sábado à noite, para analisar a situação.

O encerramento dos equipamentos municipais manter-se-á por tempo indeterminando, dependendo a sua reabertura da evolução da situação, explicou.

Atualmente, segundo a autarquia, há naquele concelho do distrito do Porto 11 casos confirmados de infeção pelo Covid-19, todos na zona de Idães, quatro à espera de serem conhecidos os resultados das análises e 120 pessoas em isolamento.

O presidente referiu que a autarquia tem estado em contacto permanente "com a senhora ministra" da Saúde e com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

"Estamos a acompanhar e a trabalhar todos os dias neste caso", anotou.

Nuno Fonseca apelou à população do concelho para que mantenha a "serenidade" e a "tranquilidade", pedindo a todos que sigam as orientações da DGS.

"A população tem de continuar a fazer a sua vida normal, mas estamos atentos para dar as respostas necessárias", reforçou.

Quando houver sintomas que possam induzir uma potencial contaminação por Convid-19, indicou ainda o presidente, as pessoas devem contactar a Linha Saúde 24 e evitar recorrer aos hospitais ou bombeiros.

O Governo anunciou, no sábado, o encerramento de algumas escolas e instituições devido ao surto de coronavírus, tendo suspendido visitas a hospitais, lares e estabelecimentos prisionais no Norte do país.

Entre os estabelecimentos de ensino a encerrar encontram-se a Escola Básica e Secundária de Idães, em Felgueiras, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, também da Universidade do Porto, e o edifício do curso de História da Universidade do Minho.

O número de casos confirmados do novo coronavírus em Portugal subiu, no sábado, para 21. Os três novos casos surgiram no Porto. No total há 16 pacientes no infetados no Porto e cinco em Lisboa.

A região Norte é a que regista mais casos confirmados de infeção, com 15, seguindo-se a Grande Lisboa, com cinco, e um no Centro do país.

As autoridades de saúde têm 412 pessoas em vigilância por contactos com infetados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela