Secções
Entrar

Eurovisão: Um milhão de pessoas viram a semifinal pela RTP

09 de maio de 2018 às 21:23

Cerca de um milhão de espectadores assistiu na terça-feira à noite, através da RTP1, à primeira semifinal da 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção.

Cerca de um milhão de espectadores assistiu na terça-feira à noite, através da RTP1, à primeira semifinal da 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorre até sábado, em Lisboa, anunciou a estação de televisão pública portuguesa.

1 de 8
Foto: Andres Putting
Foto: Andres Putting
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

"A 1.ª semifinal do Festival Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Lisboa, contabilizou 22.6% de 'share' e 985 mil espectadores, sendo a melhor audiência de todas as semifinais desde 2012 (dados live ou live + vosdal)", refere a RTP num comunicado hoje divulgado.

No horário em que a primeira semifinal foi emitida, entre as 20:00 e as 22:15, "a RTP1 foi líder perante a SIC (18,1% e 785 mil espectadores) e a TVI (21.4% e 929 espectadores)".

No comunicado hoje divulgado, a RTP refere ainda que "também o 'site' [da RTP] dedicado ao Festival Eurovisão da Canção conquistou os melhores resultados desde o seu lançamento".

Na edição deste ano concorrem 43 países, competindo 26 na final, marcada para sábado na Altice Arena, no Parque das Nações.

Na terça-feira, durante a primeira semifinal, ficaram apuradas para a final as canções da Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, Republica Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda, entre as 19 em competição.

A segunda semi-final acontece quinta-feira

Na quinta-feira, também na Altice Arena, competem 18 países, sendo seleccionados para a final outros dez. Nesse dia estarão em competição: Noruega, Roménia, Sérvia, São Marino, Dinamarca, Rússia, Moldávia, Holanda, Austrália, Geórgia, Polónia, Malta, Hungria, Letónia, Suécia, Montenegro, Eslovénia e Ucrânia.

Portugal, que este ano concorre com o tema "O Jardim", interpretado por Cláudia Pascoal e composto por Isaura, tem entrada directa na final, por ser o país anfitrião.

Além de Portugal, têm também entrada directa, na final, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha e Itália, o grupo dos chamados 'Big 5', os países que contribuem com mais verbas para a EBU, que organiza o concurso.

A final será transmitida nos 43 países que participam no concurso. Além disso, de acordo com a organização, "foram também vendidos direitos de transmissão para os Estados Unidos da América e a China". Tudo somando, a organização estima que a final tenha "um potencial de 200 milhões de telespectadores".

A 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção é realizado pela European Broadcasting Union (EBU, sigla em inglês) em parceria com a RTP, em Lisboa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela