Secções
Entrar

Escola de Lisboa a funcionar normalmente após encerramento devido a amianto

28 de janeiro de 2020 às 14:12

A entrada dos alunos na escola começará a ser feita através do Jardim de Infância, do lado oposto às demolições, que têm constituído um perigo para a saúde pública, por causa da existência de amianto nas telhas.

A Escola Básica Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, emBenfica,Lisboa, está hoje a funcionar normalmente depois de ter estado encerrada, entre sexta e segunda-feira, devido a amianto libertado pela demolição de casas circundantes, indicou a Junta de Freguesia.

Numa nota publicada no Facebook, a autarquia refere que o vogal de Educação, Ricardo Marques, reuniu-se na segunda-feira com a Associação de Pais daquele estabelecimento de ensino "no sentido de encontrar soluções para minimizar o impacto das obras".

De acordo com a Junta de Freguesia, a entrada dos alunos na escola começará a ser feita através do Jardim de Infância, do lado oposto às demolições, que têm constituído um perigo para a saúde pública, por causa da existência de amianto nas telhas.

Tendo já implementando algumas medidas, a autarquia de Benfica solicitou à Câmara Municipal de Lisboa o aumento do perímetro de segurança, no sentido de proteger as crianças no recreio.

Em conjunto com a Associação de Pais, a Junta de Freguesia de Benfica atentou também para a colocação de painéis e redes maiores para proteger a Escola Básica Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles das demolições das "habitações de alvenaria".

Para evitar ocupações ilegítimas nas casas e para rebocar as viaturas que impedem o acesso aos portões da escola, foi ainda acordado um pedido de apoio à Polícia Municipal.

Na sexta-feira, uma encarregada de educação referiu à agência Lusa que a escola iria estar encerrada até segunda-feira, adiantando que as crianças têm estado em contacto com amianto e com pragas de mosquitos.

Isabel Cunha, que esteve numa ação de sensibilização junto à escola, alertava para a existência de crianças com febre e borbulhas devido às picadas dos mosquitos desde 17 de janeiro, quando se iniciaram as obras.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela