Secções
Entrar

Encerrado bloco operatório do hospital de São João

08 de novembro de 2017 às 10:53

Greve dos médicos está a ter uma "adesão elevada" no Porto, segundo a Federação Nacional dos Médicos.

O bloco operatório do hospital de S. João, no Porto, está encerrado devido à greve dos médicos, que está a ter uma "adesão elevada", disse à agência Lusa Merlinde Madureira, da Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

1 de 3
Foto: Nuno Fernandes Veiga
Foto: Rui Manuel Fonseca
Hospital de São João, no Porto

A vice-presidente da FNAM referiu que nas consultas externas do hospital de São João, "mais de metade" dos médicos aderiu ao protesto, assim como no internamento.

Merlinde Madureira disse que "ainda estão a ser recolhidos" os dados nos restantes hospitais e centros de saúde, pelo que "só mais tarde" haverá números concretos em relação à adesão na região Norte.

A greve nacional de médicos foi decretada pelo SIM e pela Federação Nacional de Médicos (FNAM) que dizem ter sido "empurrados para o mais forte grito de protesto", depois de um ano de "reuniões infrutíferas no Ministério da Saúde".

Os sindicatos pretendem uma redução das listas de utentes por médicos de família e uma redução de 18 para 12 horas semanais no serviço de urgência.

É ainda reclamada uma reformulação dos incentivos à fixação em zonas carenciadas, uma revisão da carreira médica e respetivas grelhas salariais e a diminuição da idade da reforma para os médicos, entre outras medidas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela