Secções
Entrar

Em janeiro foram feitas menos 21 mil cirurgias

SÁBADO 26 de fevereiro de 2021 às 09:30

Excesso de pressão nos hospitais em janeiro levou a uma redução de quase 200 mil consultas.

A pressão do sistema de saúde em janeiro, devido ao aumento de casos de covid-19 veio agravar ainda mais a situação dos outros doentes, com a suspensão da atividade programada. Segundo revela oDN, foram realizadas menos 194.239 consultas nos hospitais públicos e menos 21.493 cirurgias, uma redução de 17% e 30,6%, respetivamente, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, numa altura em que a covid-19 ainda não tinha sido registada em Portugal.

Doentes com Covid-19 no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa

Desde que foi registado o primeiro caso de covid-19 em Portugal, a 2 de março, que a atividade programada dos hospitais tem vindo a sofrer reduções. Sempre que há um aumento da pressão nos hospitais toda a atividade programada acaba mesmo suspensa. Este será um problema que preocupa o bastonário dos médicos que entende ser necessário um plano de reforço da saúde, para recuperar toda a atividade que ficou por cumprir.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela