Secções
Entrar

DGS publicou (e apagou) cartaz contra a sida considerado racista

Diogo Barreto , Lusa 01 de dezembro de 2025 às 17:23

Publicação mostrava três pessoas negras com o braço levantado e com a frase "A Sida não acabou". DGS nega ter praticado discriminação.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou qualquer "discriminação seja por que motivo for", depois de comentários de desagrado, alegando que se limitou a publicar uma imagem da ONUSIDA sobre o Dia Internacional da Luta Contra a Sida.
Pedro Catarino
"A DGS rejeita discriminação seja por que motivo for, designadamente, sexo, raça, cor, origem étnica ou social ou outros", de acordo com a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, adiantou a autoridade de saúde à agência Lusa. Em causa está uma publicação que a DGS fez este domingo nas suas redes sociais de uma imagem da disponibilizada pela ONUSIDA, no âmbito do Dia Internacional da Luta contra a Sida, e que apresenta três pessoas negras com o braço levantado e com a frase "A Sida não acabou" e que mereceu vários comentários de desagrado. "A DGS, por ocasião do Dia Mundial da Sida, partilhou este domingo uma imagem produzida e disponibilizada pela ONUSIDA para o Dia Internacional da Luta contra a Sida, com a devida tradução em português. A mesma foi partilhada com parceiros comunitários e por alguns igualmente divulgada", adiantou.
Dia Mundial da SIDA alerta: ainda há caminho para erradicar a doença até 2030
Durante o dia, a DGS substituiu a imagem que tinha publicado pelo `post´ original da ONUSIDA com a mesma mensagem, mas em inglês (Aids is not over), alegando que assim pretendia contribuir para a perceção da mensagem e da sua origem e "sempre em pleno respeito pelos direitos humanos". Segundo referiu, a imagem da campanha pretende alertar que a Sida "ainda não acabou e que há um caminho a percorrer, em todo o mundo, para mitigar os riscos e alcançar" a meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de acabar com a SIDA até 2030.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela