Descargas de Espanha provocam cheias na Régua
A subida do caudal do rio está a um metro e meio de galgar a Avenida do Douro. A tragédia já tinha acontecido em 2014, como pode ver na imagem
Desde sexta-feira, 15 de Abril, que o nível das águas do Douro está a subir na cidade de Peso da Régua. Neste momento, a subida do caudal do rio está a um metro e meio de galgar a Avenida do Douro e já submergiu o cais e um bar, segundo adianta a agência Lusa.
A Autoridade Marítima Nacional emitiu um aviso vermelho durante a tarde desta terça-feira para as zonas de Peso da Régua, albufeiras do Carrapatelo e Crestuma e Ribeira do Porto/Gaia devido a descargas de água provenientes de Espanha.
O responsável pela Protecção Civil Municipal, Manuel Saraiva, disse à agência Lusa que o "cenário é de cheia" e que o caudal do Douro está a "cerca de um metro e meio" de galgar a Avenida do Douro, no lugar da Barroca, de onde já foram retirados os carros que ali normalmente estão estacionados.
As atenções são agora "redobradas" e as "preocupações centradas no período nocturno." Prevê-se que possa subir mais o caudal devido às descargas das barragens espanholas. "O dispositivo está todo no terreno e estamos à espera e preparados para proteger e salvar bens e pessoas", frisou.
Fonte da Autoridade Marítima contactada pela agência Lusa explicou que o aviso vermelho significa que há perigo de "cheias", como pode haver "riscos de galgamento da água nas margens" e, por causa desses riscos, é aconselhável que as pessoas tenham cuidados "redobrados", designadamente as que praticam desportos náuticos nas zonas referenciadas ou que aí tenham embarcações.
Edições do Dia
Boas leituras!