Secções
Entrar

Crise sísmica nos Açores regista diminuição, mas continua "acima dos valores" normais

12 de fevereiro de 2018 às 18:46

Protecção Civil e Bombeiros dos Açores esclarecem que os valores sísmicos continuam acima dos "valores de referência". Secretário regional da Saúde, Rui Luís, apela a que "as pessoas mantenham a calma

A actividade sísmica na parte central da ilha de São Miguel registou uma diminuição de eventos e da sua magnitude, revelou esta segunda-feira à tarde Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

1 de 3
Foto: D.R.
Foto: D.R.
Foto: D.R.

Em comunicado emitido às 15h54 dos Açores (menos uma hora do que Lisboa), o SRPCBA refere que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), a actividade sísmica mantém-se, contudo, "acima dos valores de referência".

Desde as 23h47 de domingo foram registadas várias centenas de microssismos com epicentro entre as lagoas do Fogo e das Furnas, na sua maioria de magnitude inferior a 3 na escala de Richter.

Foram sentidos até ao momento 28 eventos, o mais forte dos quais ocorreu às 6h18 locais, com magnitude 3,1 na escala de Richter e foi sentido com intensidade máxima de V na escala de Mercalli Modificada, sendo que o último evento sentido foi registado às 11:25 locais.

Tem sido na faixa entre Água de Pau e Povoação, a sul, e Rabo de Peixe e Fenais da Ajuda, a norte, que os eventos se têm feito sentir. As autoridades locais, que acompanham o evoluir da situação, apelaram às populações de São Miguel para manterem a calma.

"É preciso que as pessoas mantenham a calma, as regras normais de segurança neste tipo de situações. As câmaras municipais, os serviços municipais de proteção civil já estão todos notificados e a maior parte dos bombeiros de prevenção e, portanto, é agora uma situação de mantermos todos a calma", afirmou o secretário regional da Saúde, Rui Luís, em declarações aos jornalistas.

O secretário regional da Saúde, com a tutela da Proteção Civil açoriana, falava no Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), onde se deslocou com a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela