Secções
Entrar

Covid-19: Quase 56% dos docentes não conseguiu contactar com todos os alunos

07 de maio de 2020 às 14:30

Questionário decorre até 11 de maio e que já recolheu mais de 4.000 respostas de docentes.

Quase 56% dos professores que participaram num questionário da Fenprof não conseguiu contactar com todos os seus alunos e 94% consideram que o ensino à distância agravou as desigualdades, foi hoje anunciado.

O questionário, que decorre até 11 de maio e que já recolheu mais de 4.000 respostas de docentes, conclui que a esmagadora maioria dos docentes considera que o ensino à distância, aplicado face à covid-19, agrava as desigualdades, defendendo que a organização do próximo ano letivo deve ter em conta esse défice, afirmou hoje o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, em conferência de imprensa à frente da escola Martim de Freitas, em Coimbra.

Segundo o responsável, esse agravamento das desigualdades "que põe em causa a natureza da própria escola pública" também resulta da dificuldade dos docentes em contactar todos os alunos, com mais de metade (quase 56%) a dizer que até agora não conseguiu contactar com todos os seus alunos, "porque muitos alunos continuam sem computador ou sem acesso à Internet".

No questionário, cerca de 60% dos docentes consideram que o apoio que está a ser prestado a alunos com necessidades educativas especiais "fica aquém do adequado", e, sobre o recurso à televisão, 54% dizem que esse é um meio positivo, apesar de terem identificado "insuficiências e dificuldades que resultam de desajustamento entre os conteúdos apresentados e as aprendizagens já realizadas ou por realizar".

Dois terços dos inquiridos referem ainda que o ensino à distância é mais exigente e apenas 19% afirmaram sentir apoio por parte do Ministério da Educação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela