Covid-19 em Portugal: Mais 152 infetados e 14 mortes em 24 horas
É o que revelam os dados mais recentes acerca da situação epidemiológica da Covid-19 no nosso país, divulgados pela DGS.
Em Portugal, há 30.623 infetados pela Covid-19. 1316 pessoas morreram devido à doença, indica o novo boletim epidemiológico revelado pela Direção-Geral de Saúde.
Como já tinha sido revelado ontem pela ministra da Saúde, o número de recuperados da Covid-19 disparou para 17.549. Há 536 pessoas internadas, e 78 internadas em unidades de cuidados intensivos.
Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.
Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.
O Governo aprovou novas medidas que entraram em vigor na segunda-feira, entre as quais a retoma das visitas aos utentes dos lares de idosos, a reabertura das creches, aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e a reabertura de algumas lojas de rua, cafés, restaurantes, museus, monumentos e palácios.
O regresso das cerimónias religiosas comunitárias está previsto para 30 de maio e a abertura da época balnear para 06 de junho.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 339 mil mortos e infetou mais de 5,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de dois milhões de doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Edições do Dia
Boas leituras!